Parti para Veneza a pedido de Ricardo Pais com uma ideia vaga de imaginar o que poderia ter sido tal lugar no século XVII. Para pernoitar encontrei como cama a do quarto n.º 8 do Hotel Galleria. Passei uma semana a andar e a pensar na fidelidade, na traição e no amor.
Senti-me como sempre um homem fora do tempo, vítima do peso da História, o tal processo verbal do suplício da Humanidade, e condenado à angústia do meu destino sem rumo. Procurei em vão a campa de Ezra Pound e adormecia ao som dos vaporettos. Morrer de amor, talvez fosse esse o meu último desejo. Insónia delirante do medroso herói que sou.
Um dia voltarei ao quarto n.º 8, não para sofrer mas para viver com ela o que sonhei. Questão de sobrevivência...
Paulo Nozolino - Paris, 18 de Fevereiro de 1997
Das edições do TNSJ, que incluem um vasto leque de DVDs, CDs e livros que reflectem o empenho desta Casa em disponibilizar o registo de algumas das suas produções, às inovadoras peças de merchandising – construídas com o que em tempos foram materiais de divulgação –, a Loja do Teatro oferece uma diversidade de suportes que são, em grande parte, o prolongar das memórias dos espectáculos apresentados.