Ver o mundo a partir do teatro
No TNSJ faz-se teatro.
Por ser uma casa de criação, há espetáculos de produção própria, o que significa que o que se vê na estreia foi pensado e construído dentro de portas: os figurinos, os cenários, a luz, o som, o vídeo, os cartazes, os programas de sala.
O Centro Educativo do TNSJ abre-se ao mundo e recebe mundos nos seus átrios, nos seus palcos, dentro ou fora de portas, nas salas de aula, nos ginásios, nas bibliotecas… onde quer que o teatro se instale e seja o modo de interpelar os mundos em que vivemos.
O programa do Centro Educativo propõe-se fazer perguntas sobre como ver, fazer, pensar, construir mundos no teatro e a partir dele. Tem como linha mestra os textos, os autores e as criações da programação da temporada. A partir daqui, com os pensamentos, vozes, deixas e mundos de todos estes teatros, importa:
criar programas que permitam que mais pessoas, de todas as idades, muitas vezes tradicionalmente afastadas do teatro, possam usar e conhecer este espaço – um Teatro Nacional –, que lhes pertence;
desenvolver o trabalho já consolidado, que constitui um património afetivo com pessoas que vêm, que fazem, que vêm e fazem connosco, públicos de teatro, jovens adolescentes, os seus professores e educadores;
aliar o teatro à educação, implementando práticas artísticas, nas e para as escolas, consideradas indispensáveis para a aquisição de competências essenciais na formação de crianças e jovens, através de experiências associadas ao ver e ao fazer.
No TNSJ faz-se teatro e vê-se o mundo.
Com a escola, numa turma ou só num clube, com os professores, em família, com as pessoas de quem se gosta ou sozinhas/os.
Venham ver o mundo!