Ao longo de oito meses, entre 1999 e 2000, um conjunto de novos autores teatrais desenvolveu, na Oficina de Escrita orientada por António Mercado e promovida pelo Dramat – Centro de Dramaturgias Contemporâneas do TNSJ, dez novos textos, na sua maioria primeiros textos. O processo de trabalho e o resultado final impeliram o TNSJ a publicá-los em dois volumes dos Cadernos Dramat. O segundo contém as pelas de Joaquim Paulo Nogueira, Carlos Alberto Machado, José Mora Ramos, Marcela Costa e Helena Miranda.
Oito meses de trabalho em torno das peças, de discussão colectiva de procura individual, de fazer e refazer das cenas, da estrutura dramática, de leitura e crítica em grupo das opções tomadas, de labor sobre a palavra, de certezas e de dúvidas, de muitas horas e de muito tabaco nervosamente consumido na ânsia da melhor hipótese, da solução “genial”, dos princípios da composição dramática e das características especificamente cénicas dos textos, são quase o tempo de uma gestação, o que no fundo a Oficina de Escrita foi: uma gestação que levou a um parto múltiplo de dez peças de teatro que agora se apresentam.
Fernando Mora Ramos
Das edições do TNSJ, que incluem um vasto leque de DVDs, CDs e livros que reflectem o empenho desta Casa em disponibilizar o registo de algumas das suas produções, às inovadoras peças de merchandising – construídas com o que em tempos foram materiais de divulgação –, a Loja do Teatro oferece uma diversidade de suportes que são, em grande parte, o prolongar das memórias dos espectáculos apresentados.