Um grupo de actores portugueses reúne-se numa casa da Costa Nova, um lugar de vilegiatura que evoca a Crimeia, para, em conjunto com um encenador francês, discutir a adaptação teatral e a encenação dum conto de Tchékhov, “Sobre o Amor”, ancorado no tempo histórico da Rússia de 1905. O conto objectiva o modo como as convenções sociais silenciam a fala do corpo, na relação amorosa de Anna e Pavel (ou Olga e Vladimiro). A peça em progresso situa-se em 1905, no ano do ensaio geral da Revolução Russa, e, por isso mesmo, há coincidências entre aquilo que bloqueia a aspiração à liberdade das personagens individuais e do colectivo social.
Estrela da Manhã venceu o Prémio Novas Dramaturgias 2001, promovido pelo Dramat – Centro de Dramaturgias Contemporâneas do TNSJ
Das edições do TNSJ, que incluem um vasto leque de DVDs, CDs e livros que reflectem o empenho desta Casa em disponibilizar o registo de algumas das suas produções, às inovadoras peças de merchandising – construídas com o que em tempos foram materiais de divulgação –, a Loja do Teatro oferece uma diversidade de suportes que são, em grande parte, o prolongar das memórias dos espectáculos apresentados.