Número verde: 800 108 675

Notícias

Sessão extra de Leituras no Mosteiro

19 março |21:00

Na próxima semana, dia 19 de março, a partir das 21:00, o Centro de Documentação do TNSJ promove uma sessão extra de Leituras no Mosteiro. Esta sessão especial conta com a presença do dramaturgo congolês Dieudonné Niangouna - o artista associado do Festival d’ Avignon de 2013 - que irá ler excertos da sua própria obra e partilhar com o público português o seu conhecimento sobre o teatro feito em Africa. Dedicada à dramaturgia africana contemporânea, o serão prossegue com a leitura da peça Os Vivos, o Morto e o Peixe-Frito do autor luandense Ondjaki.

Dieudonné Niangouna é ator, autor, encenador e diretor do festival internacional do teatro Mantsina em Brazzaville, sua cidade natal. Nascido em 1976, cresceu ao ritmo das guerras que abalaram o país ao longo dos anos. O seu teatro nasce e vive nas ruas, fora dos teatros destruídos pela guerra, inventando uma nova linguagem provocante, explosiva e devastadora.

Prosador e poeta, o jovem angolano Ondjaki é membro da União dos Escritores Angolanos e da Associação Protectora do Anonimato dos Gambozinos. Com obras traduzidas para francês, espanhol, italiano, alemão, inglês, servio e sueco é já detentor de diversos prémios literários.

“Os Vivos, o Morto e o Peixe-Frito, um discurso politico em equilíbrio lúdico, uma polifonia sociolinguística eficaz e dinâmica e uma saudável anarquia construtivista das liberdades humanas.” São 13 personagens onde o autor “brinca de sonorosos e eficientes efeitos sociolinguísticos” ao retratar pessoas divididas entre diversas nacionalidades africanas, mas reunidas nos mesmos traços latinizados.

No dia seguinte (20 de março), retoma-se o já habitual encontro quinzenal com a leitura de Se o Mundo não fosse assim, de José Maria Vieira Mendes, escrito a partir de vários contos de Damon Runyon. O convidado para esta sessão é o professor, investigador e dramaturgo Pedro Eiras.

15/03/2012