Número verde: 800 108 675

Notícias

TNSJ celebra o Dia Mundial do Teatro com iniciativas gratuitas

Celebração contempla a estreia de uma produção própria e visitas guiadas ao Teatro Nacional São João e Mosteiro de São Bento da Vitória

Criado em 1961, o Dia Mundial do Teatro assinala-se a 27 de março e é dedicado a celebrar todos os artistas e técnicos envolvidos na criação teatral. Como vem sendo habitual, o Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto – que integra, ainda, o Teatro Carlos Alberto e o Mosteiro de São Bento da Vitória – assinala esta data com várias iniciativas, incluindo a estreia de O Resto Já Devem Conhecer do Cinema, produção própria com encenação de Nuno Carinhas e Fernando Mora Ramos. Além disso, a celebração contempla visitas guiadas gratuitas para permitir que todos os portugueses e estrangeiros possam apreciar o trabalho que vem sendo desenvolvido pela instituição.

 

Uma tragédia grega para falar da Europa “dividida”

Martin Crimp, um dos nomes maiores da dramaturgia contemporânea, apropriou-se da tragédia grega As Fenícias, de Eurípides, para pensar sobre os conflitos da atualidade. Em O Resto Já Devem Conhecer do Cinema, utiliza-se a guerra de Tebas para refletir sobre a decadência da humanidade e a barbárie da Europa “dividida” que está sob ameaça. O espetáculo, que se estreia no Dia Mundial do Teatro, às 21h00, está em cena até 14 de abril do TNSJ e tem encenação de Nuno Carinhas e Fernando Mora Ramos, que retomam a parceria após O Fim das Possibilidades (2015), de Jean-Pierre Sarrazac.

 

O Resto Já Devem Conhecer do Cinema – uma colaboração com o Teatro da Rainha – pode ser visto de forma gratuita no Dia Mundial do Teatro. Não se efetuam reservas e o levantamento de bilhetes (dois por pessoa) pode ser feito no próprio dia a partir das 13h00 no TNSJ e das 14h00 no Teatro Carlos Alberto, até à lotação máxima da sala. Nos restantes dias, o preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. A peça está em cena na quarta-feira e sábado, às 19h00; à quinta e sexta-feira às 21h00; e ao domingo, às 16h00.

 

Visitas guiadas gratuitas ao TNSJ e MSBV

No dia em que se celebram as artes performativas, é ainda possível participar, de forma gratuita, na visita guiada ao Teatro Nacional São João (12h30) e ficar, desta forma, a conhecer os bastidores, lendas e mitos do universo teatral. O atual edifício do TNSJ foi projetado por José Marques da Silva – um dos arquitetos mais sonantes do início do século passado – há quase 100 anos, sendo que a reabilitação da fachada em 2014 deu uma nova vida ao espaço que é hoje um dos pontos de atração turística da cidade do Porto.

 

Já o Mosteiro de São Bento da Vitória está de portas abertas às 10h30 e às 12h30, mas, devido às obras de consolidação dos tetos, a “viagem” por este edifício considerado Monumento Nacional é feita apenas na Igreja de São Bento da Vitória, onde se destaca o magnífico órgão de tubos em talha. As visitas contemplam tradução em inglês, francês e espanhol e dispõem também de videoguia em Língua Gestual Portuguesa. Os bilhetes podem ser levantados 30 minutos antes do início das visitas no próprio dia. Não se efetuam reservas e o número de lugares disponíveis é até à lotação máxima da iniciativa.

 

27/03/2019

.