Número verde: 800 108 675

Notícias

Inauguração do Centro de Documentação do TNSJ


Inaugura na próxima quarta-feira, dia 11 de Novembro, às 18h30, o Centro de Documentação do Teatro Nacional São João. Situado numa das salas do Mosteiro de São Bento da Vitória, este novo espaço de consulta e pesquisa estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e as 18h.

O novo Centro de Documentação do TNSJ, para o qual o arquitecto Nuno Lacerda Lopes desenhou uma cenografia funcional, reúne um espólio com mais de quatro mil livros (teatro, dança, dicionários, enciclopédias…), cerca de mil números de publicações periódicas nacionais e internacionais, 150 exemplares de vídeos, mais de 300 dossiers fotográficos, 300 textos cénicos, entre muitos outros documentos.

Todo este material especializado que agora está disponível ao público em geral resulta de um longo trabalho de recolha e armazenamento iniciado no ano 2000. Desde 2001 que parte destes documentos (referências bibliográficas, fotografias, materiais promocionais, recortes de imprensa, gravações áudio e vídeo) estão disponíveis numa base de dados, o Cinfo – Centro de Informação alojado no sítio do TNSJ (www.tnsj.pt). Esta plataforma digital tem funcionado igualmente como biblioteca online.

Durante a cerimónia de inauguração será lançado o livro Identidades Reescritas: Figurações da Irlanda no Teatro Português, da autoria de Paulo Eduardo Carvalho, com apresentações a cargo de Maria Helena Serôdio, professora catedrática e Presidente da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, e de Rui Carvalho Homem, investigador e professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Esta será também ocasião para o lançamento em DVD do espectáculo O Mercador de Veneza, de William Shakespeare, estreado no palco do TNSJ em Novembro de 2008. A sessão contará com as presenças do encenador Ricardo Pais e de Tiago Guedes que assina a realização.

05/11/2009