Número verde: 800 108 675

Notícias

Nos 99 anos do Teatro São João

No dia em que o Teatro São João celebra 99 anos, distribuímos um documento que aponta para diante: Dez ideias para (mais) dez anos de Teatro Nacional São João

"No dia em que o Teatro São João celebra 99 anos, distribuímos um documento que aponta para diante: Dez ideias para (mais) dez anos de Teatro Nacional São João. O vídeo a que acabámos de assistir encena estas dez ideias, mobilizando um elenco de actores-espectadores que diz melhor do que nós próprios seríamos capazes. Conta-se que Shakespeare foi surpreendido pela eloquência de Hamlet. Também nós nos sentimos apanhados de surpresa – não só pelas palavras, mas também pela afeição daqueles que nos seguem como espectadores e amigos, daqueles que connosco partilham esta casa como causa.

Estas Dez ideias não são uma cartilha – não são um manifesto sequer. Não sei como descrevê-las senão recorrendo a um termo do léxico parlamentar – um ponto de ordem, que formulámos primeiro para nós próprios e que, nesta ocasião, partilhamos convosco. Em 1996, João Reis perguntou neste palco: “Quem me chama, […] quem me tira de mim e me dá vozes?” Foi n’O Grande Teatro do Mundo de Calderón de la Barca, encenado por Nuno Carinhas, que está connosco desde a primeira hora. Num quadro de mudança – tanto ao nível da administração como ao nível da direcção artística –, depois de uma década em que este Teatro Nacional sofreu sucessivas constrições e num contexto em que a vida cultural da cidade do Porto se reconfigurou tão expressivamente, sentimo-nos impelidos a perguntar: o que somos, o que nos chama? O que nos lança para fora de nós mesmos, o que nos dá vozes? Este pequenino livro é a nossa tentativa de resposta, um ensaio na acepção teatral do termo.

Intencionámos estas Dez ideias como um objecto gráfico sem imagens. Gostaria nesta ocasião de recuperar dez imagens do passado que sirvam para projectar os desígnios deste Teatro para a celebração dos seus 100 anos, na expectativa de que produzam uma rima com as dez ideias que o caderno contém.

 

Pedro Sobrado

Porto, 7 de março de 2019"

 

* Discurso completo em anexo

 

29/03/2019

Material de Apoio

Documentos

Doumento PDF

Discurso-Pedro-Sobrado.pdf