Número verde: 800 108 675

Comunicados

Breve Sumário da História de Deus


Nuno Carinhas elegeu para primeira encenação, enquanto director artístico do Teatro Nacional São João, um texto pouco procurado por leitores e encenadores: Breve Sumário da História de Deus, um auto marcadamente religioso de Gil Vicente. O regresso a este dramaturgo acontece dois anos após a montagem de Beiras, um tríptico constituído por A Farsa do Juiz da Beira, A Farsa de Inês Pereira e Tragicomédia Pastoril da Serra da Estrela.

Estreado na corte de D. João III, Breve Sumário da História de Deus percorre, cruzando a exaltação lírica e o impulso satírico, os caminhos das Sagradas Escrituras – da Queda do Homem à Ressurreição de Cristo. “Para além de tratar da condição humana, que será porventura o que mais importa, o Breve Sumário tem várias particularidades interessantes, nomeadamente ao nível da sua construção: faz-se de uma sucessão de apresentadores, de uma sucessão de cenas; (…) Primeiro, entra o Anjo, que saúda a corte e introduz a história, apresentando as primeiras personagens. A partir desse momento, o auto é entregue aos demónios, o que é um traço profundamente vicentino, com resquícios do teatro medieval, e acedemos a uma conversa de carácter filosófico e teológico. Dado que o Vicente começa pelo pecado original, somos logo lançados numa espécie de rede maniqueísta, mas as tessituras que há no auto permitem-lhe, de facto, falar da universalidade da condição humana”, revela-nos o encenador.

Paralelamente à apresentação de Breve Sumário da História de Deus, Nuno Carinhas programou uma série de actividades complementares: a exposição Vicente, da autoria de Ilda David, que inaugura no dia 20 de Novembro pelas 18h30; um ciclo de conferências intitulado O que resta de Deus, comissariado por Pedro Sobrado (26+ 27 de Novembro e 3, 4 e 5 de Dezembro); e a leitura integral do texto Paraíso Perdido, de John Milton, com direcção de Nuno Carinhas e Daniel Jonas. A sessão está marcada para o dia 14 de Dezembro, entre as 20h e a 01h.

Ao longo deste mês de representações, o TNSJ promove duas actividades de cariz formativo: uma oficina de técnica Vocal, orientada por João Henriques (21-22 Novembro) e uma Martesclass (25 Novembro) sobre a Construção e Dramaturgia de Breve Sumário, por Nuno Carinhas.

Salientamos ainda que o espectáculo Breve Sumário de História de Deus vai estar no palco do Teatro D. Maria II, de 8 a 31 de Janeiro, na mesma altura em que o Teatro Nacional São João recebe a actriz Eunice Muñoz, com a peça O Ano do Pensamento Mágico, de Joan Didion, encenação de Diogo Infante.

16/11/2009