Número verde: 800 108 675

Comunicados

Emilia Galotti


Depois de ter encenado textos de Goethe (Gretchen, 2003), Fassbinder (O Café, 2008) e Brecht (Baal, 2009), Nuno M Cardoso prossegue viagem pela literatura alemã, desta feita com a peça Emilia Galotti, uma das obras mais controversas de Gotthold Ephraim Lessing (1729-1781), filósofo e dramaturgo alemão nunca antes representado em Portugal.

De 28 de Outubro a 8 de Novembro, Albano Jerónimo, Ana Bustorff, Carlos Pimenta, David Santos, Dinarte Branco, Rita Calçada Bastos e Teresa Tavares protagonizam no Teatro Carlos Alberto a "tragédia burguesa” escrita por Lessing em meados do século XVIII. Estreada em 1772, Emilia Galotti foi desde então sucessivamente amada e repudiada, permanecendo uma esfinge com muitos e indecifráveis enigmas.

Em Emilia Galotti nunca saberemos o que verdadeiramente aconteceu no encontro entre o príncipe Gonzaga e a burguesa Galotti. E essa dúvida, que se instala no início do segundo acto, propaga-se como uma “peste emocional”até ao desenlace trágico. Emilia foi seduzida ou seduziu? Foi vítima da arbitrariedade do poder ou da fascinação pelo poder? Lacónico e perverso, o autor não esclarece nem julga as motivações das suas personagens.

Co-produzido pelo Teatro Nacional São João e por O Cão Danado e Companhia, estrutura teatral criada em 2001, Emilia Galotti permanecerá em cena no Teatro Carlos Alberto, de terça-feira a sábado às 21h30 e domingo às 16h. Assinalamos ainda que nos dias 30 de Outubro (sexta-feira) e 1 de Novembro (domingo) estará disponível o serviço de babysitting durante o período de duração do espectáculo. Este serviço permitirá às crianças usufruírem de um espaço de diversão e aprendizagem com actividades inspiradas na peça em cartaz.

21/10/2009