Número verde: 800 108 675

Comunicados

O Concerto de Gigli


Um ano após a estreia nacional, O Concerto de Gigli, do dramaturgo irlandês Tom Murphy, com encenação de Nuno Carinhas, regressa ao palco do Teatro Carlos Alberto para quatro únicas representações. Esta reposição surge no âmbito da apresentação do Festival Literário Irlandês – Sons Fundamentais: Vozes da Irlanda, que irá decorrer na cidade do Porto entre 6 e 11 de Outubro.

Em O Concerto de Gigli, Tom Murphy assina uma das suas mais desconcertantes ficções dramáticas: um Homem Irlandês em crise, cujo nome nunca é referido, apresenta-se no escritório de J.P.W. King, um farsante psiquiatra inglês, com a ambição de cantar como Beniamino Gigli, tenor italiano do séc. XX. King partilhará a obsessão do Homem e será ele quem, no final da peça, acabará a cantar como Gigli.

Esta produção da companhia portuense ASSéDIO - a primeira montagem feita em Portugal de uma peça de Tom Murphy - conta com as “interpretações brilhantes” de João Cardoso, João Pedro Vaz e Rosa Quiroga. A apresentação é acompanhada pelo lançamento do livro O Concerto de Gigli, tradução de Paulo Eduardo Carvalho, numa edição Colecção TNSJ/Húmus.

Do Festival Literário Irlandês – Sons Fundamentais: Vozes da Irlanda, realizado com o objectivo de ampliar o conhecimento e interesse pela cultura irlandesa, o Teatro Carlos Alberto apresenta ainda no dia 10 de Outubro, entre as 14h00 e as 18h00, um encontro público com três reputados escritores irlandeses: o romancista Glenn Patterson, o poeta Paul Muldoon e o dramaturgo Tom Murphy. Pelas 18h00, terá lugar um recital para canto e piano, com canções extraídas das Melodias de Thomas Moore, interpretado por Juliana Mauger (mezzo-soprano) e Brian MacKay (piano).

Destaca-se ainda a exposição de fotografias de cena intitulada Autores Irlandeses no Teatro Português patente em diversos espaços públicos do Teatro Carlos Alberto.

No decorrer deste Festival, a Faculdade de Letras da Universidade do Porto promove no dia 9 de Outubro um colóquio com a participação de um conjunto de estudiosos portugueses e estrangeiros, nomeadamente: a professora Margaret Kelleher, da National University of Ireland; Maria de Deus Duarte, do CETAPS (Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies); Jorge Bastos da Silva, Rui Carvalho Homem e Paulo Eduardo Carvalho, da Universidade do Porto; Filomena Louro, da Universidade do Minho; Paul Muldoon, da Princeton University; Adriana Bebiano, da Universidade de Coimbra; e Zuzanna Sanches e Teresa Casal, da Universidade de Lisboa.

02/10/2009