Número verde: 800 108 675

Comunicados

Mansarda


O Teatro Carlos Alberto abre a temporada 2009-2010 com a estreia absoluta da nova criação da companhia Circolando: Mansarda, terceiro e último espectáculo dedicado à Poética da Casa, um ciclo que se iniciou em 2006 com Quarto Interior e prosseguiu com Casa Abrigo, espectáculos que Teatro Nacional São João co-produziu e estreou nas suas salas.

Em cena de 17 a 27 de Setembro, Mansarda é uma criação colectiva sob a direcção artística de André Braga e Cláudia Figueiredo. Através de esculturas, instrumentos musicais, projecções vídeo, instalações e melopeias, a companhia propõe “uma súmula das várias ideias de casa” presentes nos espectáculos anteriores do ciclo: Casas com raízes e sabor a terra; Casas-corpo-árvore; Casas com as memórias de um mundo rural antigo; Casas-ilha; Casas flutuantes; Casas da eternidade

Aprofundando o peculiar método da companhia, baseado na livre associação de ideias e referências, também Mansarda se constrói através de uma pluralidade de matérias: textos de Gaston Bachelard, desenhos e instalações de Louise Bourgeois, escritos de Tonino Guerra e Cesare Pavese, imagens de Chagall e fotografias de George Dussaud.

As récitas dos dias 17 e 18 de Setembro estão integradas na programação do Festival Internacional de Marionetas do Porto.

Após esta temporada no Teatro Carlos Alberto, a companhia portuense segue para a já habitual digressão nacional e internacional. Até ao final do ano, Mansarda será apresentado em Lisboa (Centro Cultural de Belém, 23 a 25 de Outubro), Portimão (TEMPO, 7 de Dezembro), Itália (VIE Scena Contemporanea Festival, 9 a 11 de Outubro) e França (Festival Mettre en Scène, 19 a 21 Novembro).

07/09/2009