Número verde: 800 108 675

Comunicados

Os Europeus


A apresentação no próximo dia 15 de Maio, no Teatro Carlos Alberto, de Os Europeus, de Howard Barker, com encenação de Rogério de Carvalho, assinala uma dupla estreia: primeira adaptação feita em Portugal desta obra do dramaturgo britânico; e primeira co-produção entre a companhia de teatro portuense As Boas Raparigas… e o Teatro Nacional São João.

Depois de Possibilidades (1998), Tio Vânia (2000) e Mãos Mortas (2006), As Boas Raparigas, sob a direcção de Rogério de Carvalho, regressam ao território de um dos mais polémicos dramaturgos britânicos contemporâneos, Howard Barker, autor do "teatro da catástrofe” - assente no conflito, na dor e no êxtase da tragédia -, um conceito que desenvolve em todas as suas peças. Considerado como um “conto cruel”, Os Europeus tem como pano de fundo uma Europa fria e desumana que nos remonta a Viena no ano de 1683, uma cidade arrasada pelos turcos. Um contexto histórico demasiado próximo de nós (“a terra devastada, o Estado decadente, uma cultura questionada”), afirma a companhia.

Nascido em 1946, nos arredores de Londres, Howard Barker é também encenador, poeta, pintor e autor de vários textos de teoria de teatro. Em 1988 fundou a sua própria companhia, a Wrestling School com o objectivo de produzir exclusivamente as suas próprias peças.

Obra traduzida por Francisco Frazão, esta primeira adaptação assinada por Rogério de Carvalho conta com as interpretações de Carla Miranda, Cláudia Chéu, Elmano Sancho, Laura Barbeiro, Maria do Céu Ribeiro, Maria Ladeira, Miguel Eloy, Nuno Geraldo, Paula Garcia, Paulo Duarte e Wagner Borges.

O espectáculo estará em cena até 31 de Maio, de terça a sábado às 21:30 e domingo, às 16:00.

11/05/2009