Número verde: 800 108 675

Comunicados

6 Janeiro 2009

6 a 18 Janeiro
O Mercador de Veneza
de William Shakespeare
encenação Ricardo Pais

6 Janeiro a 28 de Fevereiro
Os Passos em Volta
Fotografias de Daniel Blaufuks

O arranque da programação do Teatro Nacional São João para 2009 faz-se no dia 6 de Janeiro em dose dupla: o regresso daquele que foi o seu maior sucesso de bilheteira em 2008, O Mercador de Veneza, de William Shakespeare, com encenação de Ricardo Pais e a inauguração da exposição de fotografia Os Passos em Volta, de Daniel Blaufuks.

A convite de Ricardo Pais, o fotógrafo Daniel Blaufuks viajou até Veneza na busca de sinais, indícios e rastros da presença judaica no célebre ghetto de Veneza. Visitou solitariamente o quase secreto cemitério judaico do Lido (fundado no final do séc. XIV), seguindo os passos incertos daqueles que tantas vezes se viram condenados à errância e confinados à condição de hóspedes. Esta mostra, um conjunto de dez fotografias fixadas numa estrutura concebida pelo Arq. João Mendes Ribeiro, vai estar patente no Salão +ou - Nobre do TNSJ até ao dia 28 de Fevereiro, acompanhando as 12 últimas representações de O Mercador de Veneza (6-18 Janeiro).

Descendente de uma família judaica, Daniel Blaufuks nasceu em Lisboa, em 1963. Iniciou os seus estudos de fotografia no Centro de Arte e Comunicação Visual (Ar.Co) em Lisboa, prosseguindo no Royal College of Art, em Londres, e no Watermill Center de Nova Iorque. O seu percurso inicial foi marcado por colaborações em diversas publicações (os jornais O Independente, Blitz e a revista Marie Claire). Começou a expor regularmente no início da década de 90 após ter vencido o European Kodak Award (Arles, 1989). Galardoado com os mais diversos prémios nacionais e internacionais, Daniel Blaufuks venceu a 3ª edição do BES Photo, o maior prémio de fotografia atribuído em Portugal.

05/01/2009