Número verde: 800 108 675

Comunicados

Temporada Internacional no TNSJ


Em Dezembro, o Teatro Nacional São João apresenta, em estreia nacional, duas produções europeias: da Polónia chega o espectáculo Purificados, de Sarah Kane, com encenação de Krzysztof Warlikowski, uma das vozes mais singulares do teatro europeu contemporâneo; e, directamente de França, a nova criação de Jérôme Deschamps e Macha Makeïeff, Salão de Festas, naquela que é a quarta visita desta dupla de criadores franceses ao TNSJ (C’est Magnifique, PoNTI 97; Les Précieuses Ridicules, PoNTI 99; Les Pensionnaires, PoNTI 2001).

Recentemente galardoado, na cidade grega de Salónica, com o prestigiado Prémio Europa, na categoria Novas Realidades Teatrais 2008, Warlikowski, encenador polaco, trabalhou com Peter Brook, Krystian Lupa e Giorgio Strehler. Encenou textos de dramaturgos clássicos como Shakespeare, Sófocles e Eurípides, bem como de autores contemporâneos: Koltès, Kafka e Sarah Kane. Esta sua encenação de Purificados – uma produção do Wroclawski Teatr Wspólczesny (Polónia) - foi distinguida, em 2002, como Melhor Peça Estrangeira pelo Sindicato Francês da Crítica Teatral.

Pela mão do Teatro Nacional São João a dupla Deschamps & Makeïeff regressa pela quarta vez ao Porto para apresentar Salle des Fêtes, espectáculo estreado no passado dia 12 de Novembro no Théâtre de Nîmes, França. Criadores de uma das séries da televisão francesa com maior sucesso (Deschiens/1996-2002) e de inúmeros espectáculos consagrados às grandezas e misérias de uma exótica fauna humana, recriam neste Salão de Festas o universo de um cabaré popular, como descreve Macha Makeïeff: “Um estrado para a coisa ser menos desoladora. Uma sala que se transforma para a coisa ter mais encanto; algumas plantas e cortinados para se poder sonhar. Na azáfama premedita-se algo como uma viagem à lua, com todos os desejos e todas as incapacidades. Como místicos ou grandes animais de circo. Até parece o cabaré Palais-Mascotte antes de fecho.”

03/12/2008

Imprensa | Contactos T 22 339 30 34| F 22 339 30 39 | imprensa@tnsj.pt