Número verde: 800 108 675

Comunicados

Daydream

 


O Teatro Carlos Alberto apresenta, em estreia absoluta, a nova criação do Teatro de Ferro, Daydream, texto de Regina Guimarães e encenação de Igor Gandra.

“Verdadeiramente, penso que tudo começou na primeira vez em que li o conto, há uma data de tempo. Esta dimensão circular, esta ideia de ciclo e de ruína, sempre andou mais ou menos presente no nosso trabalho”, revela Igor Gandra. Tomando como ponto de partida a leitura do conto “As Ruínas Circulares”, de Jorge Luis Borges, Daydream lança o espectador num teatro, templo ou oficina consagrada à tarefa exclusiva de sonhar.

Neste espectáculo, o Teatro de Ferro regressa às origens com o trabalho de pesquisa e experimentação de marionetas: “uma noção da marioneta que se aproxima mais da linguagem da dança e do questionamento do corpo e das suas possibilidades”, explica o encenador. Daydream explora a marioneta como duplo, interlocutor e objecto plástico, e recoloca a questão do seu enigmático relacionamento com o actor/manipulador.

Fundado em 1999, o Teatro de Ferro desenvolve o seu trabalho nos campos do teatro de marionetas, do movimento e do multimédia. Com direcção artística de Igor Gandra, este colectivo trabalha em torno de três eixos fundamentais: espectáculos dirigidos ao publico mais jovem; ateliês multidisciplinares com a participação da comunidade, nomeadamente jovens integrados em projectos de reinserção social; e espectáculos de pesquisa onde procuram caminhos inexplorados de que é exemplo esta nova criação, Daydream, em cena no Teatro Carlos Alberto de 20 a 30 de Novembro.

18/11/2008

Imprensa | Contactos T 22 339 30 34| F 22 339 30 39 | imprensa@tnsj.pt