Número verde: 800 108 675

Comunicados

O Mercador de Veneza


Ricardo Pais regressa a Shakespeare com uma nova montagem de O Mercador de Veneza

O Teatro Nacional São João estreia a 7 de Novembro o novo espectáculo de Ricardo Pais: O Mercador de Veneza, de William Shakespeare, a obra que tem gerado as mais diversas reacções e classificações é nas palavras do encenador um texto “perigoso e alucinante”.

Para ajudar Bassânio (Pedro Almendra) a conquistar Pórcia (Micaela Cardoso), António (Albano Jerónimo) pede um empréstimo a Shylock (António Durães) empenhando meio quilo da sua própria carne. A partir de uma obra que baralha as coordenadas da alteridade nacional, rácica, religiosa e sexual, Ricardo Pais transcreve para a cena a força sanguínea tanto da prosa como da poesia destas personagens, e acciona o jogo de duplicidades a que Shakespeare as abandona.

Projecto há muito pensado (quando ainda envolvia a participação do actor brasileiro Raul Cortez) é agora retomado com uma tradução inédita de autoria de Daniel Jonas e um elenco de criativos composto por Pedro Tudela (cenografia), Bernardo Monteiro (figurinos), Vítor Rua (música), Francisco Leal (desenho de som) e Nuno Meira (desenho de luz).

No decurso da apresentação deste espectáculo, o TNSJ promove um ciclo de conferências intitulado “Tu Judeu e Eu Judeu” que remete para a obra O Mercador de Veneza e a Questão Judaica. Estes encontros serão realizadas no Salão +ou- Nobre do TNSJ nos dias 13, 14 e 15 de Novembro e contam com as participações de Elvira Mea, Esther Mucznik, Janet Adelman, Paulo Eduardo Carvalho, Richard Zimler e José Tolentino Mendonça.

03/11/2008

Imprensa | Contactos T 22 339 30 34| F 22 339 30 39 | imprensa@tnsj.pt