Número verde: 800 108 675

Comunicados

O Concerto de Gigli

ESTREIA

O Concerto de Gigli
Teatro Carlos Alberto
24 Outubro a 09 Novembro
ter-sáb 21h30 dom 16h00

Pela mão da companhia de teatro ASSéDIO – que desde a sua fundação (1998) tem apostado na divulgação de novos autores e dramaturgos contemporâneos - é apresentada, pela primeira vez em Portugal, uma peça do dramaturgo irlandês Tom Murphy. O Concerto de Gigli com encenação e cenografia de Nuno Carinhas tem estreia marcada para o dia 24 de Outubro no Teatro Carlos Alberto.

Em O Concerto de Gigli, Tom Murphy assina uma das suas mais desconcertantes ficções dramáticas: um Homem Irlandês em crise, cujo nome nunca é referido, apresenta-se no escritório de J.P.W. King, um farsante psiquiatra inglês, com a ambição de cantar como Beniamino Gigli, tenor italiano do séc. XX. King partilhará a obsessão do Homem e será ele quem, no final da peça, acabará a cantar como Gigli. Desta relação que se estabelece entre as duas personagens, o autor “explora sucessivas operações de transferência, confundindo personalidades e problematizando o entendimento da identidade”.

Com uma carreira que se estende por mais de quatro décadas que inclui mais de vinte peças originais, Tom Murphy (n.1935) – considerado pelo jornal The New York Times como “ o segredo mais bem guardado do teatro irlandês” - é um dramaturgo que aposta na exploração da identidade individual e colectiva.

Entre os mais diversos prémios e distinções que recebeu ao longo destes anos destacam-se o Irish Academy of Letters, o Harveys Irish Theatre (duas vezes) e o Irish Times/ESB Theatre (melhor texto dramático), bem como os títulos Honoris Causa atribuídos pelo Trinity Colleg, Dublin e pela National University of Ireland, Galway.

20/10/2008

Imprensa | Contactos
T 22 339 30 34| F 22 339 30 39 | imprensa@tnsj.pt