Número verde: 800 108 675

Comunicados

O Café

O regresso de Giorgio Barberio Corsetti ao TNSJ

Giorgio Barberio Corsetti está de regresso ao Teatro Nacional São João com o espectáculo O Café, do original La bottega del caffè (1750), de Carlo Goldoni. Depois de apresentar Os Gigantes da Montanha, de Luigi Pirandello(1997) e Barcas, de Gil Vicente (2000), Corsetti encena o primeiro Goldoni produzido pelo Teatro Nacional São João. Com estreia absoluta marcada para o próximo dia 25 de Janeiro, este espectáculo permanecerá em cena até ao dia 24 de Fevereiro.

A partir da novíssima tradução de Isabel Lopes e Fernando Mora Ramos – em breve disponível como o segundo título da Colecção TNSJ - Corsetti apresenta uma comédia com “umas partes mais escuras” que envolve o lado sombrio dos vícios: o dinheiro, o jogo, e a traição. No dispositivo cénico, composto por pequenos módulos cenográficos, assinado por Corsetti e Cristian Taraborrelli, a cafetaria assume o eixo central da trama. A barbearia, a casa de jogo, a hospedaria e a casa da bailarina surgem como uma espécie de janelas indiscretas cercadas por água que deslizam sobre o palco conferindo “expressão gráfica à vertigem de movimentos e contradições expressos na peça.”

Para este espectáculo o encenador conta com a música de Vitor Rua interpretada ao vivo e um conjunto de actores “muito coeso” que dão o ritmo e a coralidade que torna “tudo infinitamente mais interessante”.

15/01/2008