Número verde: 800 108 675

Comunicados

Duas estreias absolutas em Junho: Zoo e Salto

O Teatro Nacional São João vai receber em Junho duas estreias absolutas: Zoo e Salto. Dois espetáculos de dois jovens que pertencem a uma nova geração de criadores promissores. Zoo, de Victor Hugo Pontes estreia a 20 de Junho e Salto de André Mesquita estreia a 28 do mesmo mês. Existe uma nova geração de criadores a injetar uma refrescante energia anímica na dança portuguesa e o TNSJ está apostado em dar-lhe visibilidade.

Victor Hugo Pontes chega ao palco do TNSJ num momento particularmente exaltante do seu percurso artístico. Para trás ficaram, num curto espaço de um ano, A Ballet Story, A Strange Land e Fuga sem Fim, com especial destaque para o primeiro, que alguns críticos consideraram o melhor espetáculo de dança de 2012.

Neste espetáculo, o jovem criador parte de “Why Look at Animals?”, texto originalmente publicado pelo ensaísta britânico John Berger em About Looking (1980), onde reflete sobre a relação ancestral entre animais e humanos. Zoo estrutura-se em torno de pares ora dicotómicos, ora complementares: homem e animal, observador e observado, público e cena. Zoo é um paradoxo em estado de observação.

A coprodução entre Nome Próprio, Maria Matos Teatro Municipal, Centro Cultural Vila Flor e o TNSJ vai estar em cena no TNSJ de 20 a 22 de Junho às 21h30.

Logo a seguir estreia Salto, um espetáculo de André Mesquita, outro jovem criador que em 2009 venceu com Echoes from Elsewhere a segunda edição do Uncontainable, concurso para jovens coreógrafos promovido pelo Ballet Real da Flandres, tendo ainda sido distinguido no Internationales Solo-Tanz-Theater Festival de Estugarda, com Lake. Em Salto, o coreógrafo reincide no diálogo das possibilidades entre o pensamento contemporâneo e o corpo. No toque descontínuo das ideias e na sua tradução no elemento “encantado” do corpo em movimento, encontramos o que parece ser uma contrariedade: um corpo de dança e de desejo traduzível.

O espetáculo é uma coprodução Tok’Art – Plataforma de Criação, Teatro Viriato e TNSJ, estreia a 27 de Junho e está em cena até ao dia 29, no TNSJ, às 21h30.

20/06/2013