Número verde: 800 108 675

Comunicados

Os Juramentos Indiscretos

de Marivaux

encenação José Peixoto

De 8 a 18 de Março estará em cena, no Teatro Carlos Alberto, o espetáculo Os Juramentos Indiscretos, de Marivaux, com encenação de José Peixoto. Dois anos depois de nos terem visitado pela primeira vez com Facas nas Galinhas e Canção do Vale, o Teatro dos Aloés estreia a sua mais recente criação nesta que é a primeira coprodução com o Teatro Nacional São João.

Comédia em cinco atos, Os Juramentos Indiscretos (1732) é um testemunho vivo da genialidade dramática de Marivaux. José Peixoto justifica a escolha por este autor como sendo “ um grande prazer vê-lo representado, porque em cena é muito mais surpreendente que na leitura. (…) Porque é complexo e profundo, realista e contraditório, não se sabendo nunca onde termina a realidade e começa a especulação, a fantasia ou mesmo a mentira dos comportamentos humanos.”

O espetáculo coloca em cena dois jovens que começam por elaborar um estratagema que impeça um casamento imposto pelos seus pais. Ao encontrarem-se para declararem a respetiva indisponibilidade para esse casamento são surpreendidos pelo estranho sentimento de não aceitação da rejeição proposta pelo outro.

Com interpretação de Adriana Moniz, Carla Chambel, Carlos Malvarez, Jorge Silva, José Peixoto, Nuno Nunes e Sara Cipriano, a peça estará em cena até ao dia 18 de março, de quarta a sábado às 21:30 e domingo às 16:00.

Ainda no âmbito desta apresentação será exibido no sábado, dia 10 de março, às 16:00, o filme A ILHA DE ARLEQUIM, com realização de José Medeiros.

Produzido pela RTP Açores e com a participação do Teatro de Giz, José Medeiros registou imagens de um navio cargueiro que deu à costa na ilha do Faial. Alguns contentores soltaram-se e começaram a aparecer partes de cenário e guarda-roupa de um espetáculo do Piccolo Teatro de Milão. O resultado é uma mágica criação artística, entre o documentário e a ficção de um naufrágio real e o texto A Ilha dos escravos de Marivaux. O filme foi apresentado no Piccolo Teatro de Milão com grande sucesso.

01/03/2012