Número verde: 800 108 675

Comunicados

Exactamente Antunes

O Teatro Nacional São João apresenta, no seu palco, a reposição de Exactamente Antunes, criação de Jacinto Lucas Pires, a partir da obra “Nome de Guerra” de Almada Negreiros. Esta produção TNSJ, encenada por Nuno Carinhas e Cristina Carvalhal, estará em cena de 13 de Janeiro a 12 de Fevereiro, de segunda-feira a sábado às 21.30 e domingo às 16.00.

“Nós não somos do século de inventar as palavras. As palavras já foram inventadas. Nós somos do século de inventar outra vez as palavras, que já foram inventadas.” Exactamente Antunes conta a história um homem provinciano que ruma à metrópole, procurando o seu ‘eu’, o seu "exactamente Antunes". Uma demanda, ao seu âmago, pela própria identidade.

Nesta luta íntima e interior, Antunes é apoiado pelas restantes sete personagens – incluindo o próprio Almada, com o seu fato-macaco, “A!” nas costas e microfone de pé antigo.

Exactamente Antunes é a “ópera revisitada” do romance “Nome de Guerra”, de Almada Negreiros (1893-1970). O artista plástico do modernismo, com olhos “fora da proporção portuguesa”, que foi também poeta, dramaturgo, ensaísta, caricaturista, bailarino e actor.

Jacinto Lucas Pires (Porto, 1974) reescreve e/ou reinventa este “romance de aprendizagem”, partilhando com Almada Negreiros, o prazer dos paradoxos e a lúdica reinvenção da linguagem. Romancista, dramaturgo e cineasta, Jacinto Lucas Pires, conta com uma obra premiada e traduzida em diversas línguas.

No surpreendente e contemporâneo Exactamente Antunes, Nuno Carinhas encarrega-se dos figurinos e da encenação, partilhando-a com Cristina Carvalhal, num gesto de celebração do génio de Almada, para quem o teatro é “o escaparate de todas as artes”.

02/01/2012