Número verde: 800 108 675

Comunicados

Nós a música popular brasileira

O TNSJ acolhe o concerto “Nós a música popular brasileira”, uma revisitação do fulgurante acervo musical brasileiro, por Cosiglia Latorre e Rafael dos Santos, acompanhados pelos alunos dos cursos de Jazz e da Classe de Música de Câmara da ESMAE. Esta produção da ESMAE, em parceria com TNSJ, poderá ser ouvida dia 9, às 21.30, no Mosteiro São Bento da Vitória.

A vibrante Música Popular Brasileira (MPB) alberga um abundante e convulsivo universo musical, revelado num notável conjunto de estilos musicais, como o samba, o baião e a bossa nova.

 Este universo musical é-nos dado a ouvir no concerto, “Nós a música popular brasileira”, pela voz de Cosiglia Latorre e o piano de Rafael dos Santos, que revisitam composições de, entre outros, Tom Jobim, Chico Buarque, Dorival Caymmi e Paulinho da Viola.

A auxiliar os músicos brasileiros estão os alunos dos cursos de Jazz e da Classe de Música de Câmara da Escola Superior da Música e das Artes do Espectáculo do Porto.

 Mestrada em música, Consiglia Latorre é pedagoga, cantora e instrumentista, tendo percorrido o Brasil e o estrangeiro, com figuras como Toquinho e Chico Buarque. Em 2005, gravou o disco Tempo da Delicadeza e foi curadora do projecto 50 Anos de bossa, SESC/CE.

Latorre tem realizado diversas actividades de formação em música popular, com destaque para a coordenação do Curso de Canto Popular da Universidade Livre de Música Tom Jobim.

O pianista Rafael dos Santos é, igualmente, compositor, maestro, professor e director do Departamento de Música, do Instituto de Artes, UNICAMP. Doutorado em música/piano pela Universidade de Iowa (EUA), gravou dois discos e tocou com alguns dos mais importantes músicos de jazz, no Brasil e Estados Unidos.

Este concerto vem culminar a acção formativa e divulgadora de MPB, realizada pela ESMAE, numa parceria com a Universidade Estadual de Campinas (São Paulo) e a Universidade Federal do Ceará (Fortaleza).

Um programa orientado pelo professor doutorado Dilmar Miranda, que inclui oficinas de canto e arranjos (dirigidos por Consiglia Latorre e Rafael dos Santos), nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro, e a palestra “Nós a Música Popular Brasileira” (por Dilmar Miranda), no dia 9, às 17.00, na ESMAE.

01/12/2011