Número verde: 800 108 675

Comunicados

Cruzadas

O TNSJ apresenta em estreia absoluta, Cruzadas, uma co-produção do Teatro do Frio, com direcção artística do escocês Ewan Downie. A peça estará em cena de 4 a 13 de Novembro, no Teatro Carlos Alberto, de quarta a sábado às 21:30, e domingo às 16:00.

 Há 900 anos atrás, a Europa ocidental foi atiçada por um apelo a Guerra Santa. Questões como “o que justifica a guerra?, “Como fazemos a guerra?” e “Como podemos de facto regressar da guerra?” são tão vivas hoje como há  900 anos atrás. Através deste prisma do passado, podemos examinar o presente e iluminar algumas das áreas mais obscuras e sublimes da experiência humana. (Ewan Downie)

A companhia portuense Teatro do Frio apresenta Cruzadas, a revisitação deste capítulo violento da história, entre espadas e palavras divinas, que aqui se adapta a contextos mais contemporâneos. Um ponto de partida para uma reflexão performativa sobre as vicissitudes da guerra, a urgência de fronteiras, a institucionalização do perdão e a omnipresença do mal e da beleza. Segundo o director artístico, “usando corpo, voz e imaginação, Cruzadas explora este universo visceral, através de uma investigação teatral sobre a nossa capacidade para o exercício da fé e da violência”.

Esta peça tem origem num processo, ao longo de 4 meses, de pesquisa teatral e criação colectiva, onde a direcção artística foi assumida por Ewan Downie, encenador, actor e autor escocês, que recentemente foi consagrado com o prémio do Júri e do Público no Festival Eurotopics, Lille/França pela co-autoria do espectáculo Hidden Birds.

31/10/2011