Número verde: 800 108 675

Comunicados

Júlia, João e Cristina

Pela primeira vez em Portugal, a companhia búlgara, Teatro-Laboratório Sfumato, apresenta Júlia, João e Cristina, a partir da obra Menina Júlia, de August Strindberg. Com adaptação e encenação de Margarita Mladenova, esta última iniciativa do Odisseia: Teatro do Mundo estará em cena de 13 a 15 de Outubro, às 21:00, no palco do TNSJ.

A companhia Teatro-Laboratório Sfumato foi criada em Sófia, em 1989, pelos encenadores Margarita Mladenova e Ivan Dobchev. Considerada uma das responsáveis pela renovação do teatro búlgaro, a sua descoberta em França foi descrita como um “choque”, pela comoção provocada pela exaltação de um teatro fortemente ritualizado.

A companhia caracteriza-se pela sua experimentalidade e a organização do trabalho em ciclos longos, dedicados a um tema ou autor, sendo Júlia, João e Cristina, o primeiro espectáculo de um tríptico influenciado pelo sueco August Strindberg.

Num cenário frio dominado por uma cozinha metalizada, três actores, dão vida a personagens inspiradas na obra Menina Júlia (1888). A peça, centra-se na personagem secundária, Cristina - anjo da culpa que paira sobre o jogo de sedução e massacre entre a aristocrática Júlia e o seu criado João – que adquire centralidade nesta obra.

03/10/2011