Número verde: 800 108 675

Comunicados

Teatro dos Aloés x2

Facas nas Galinhas

Canção do Vale

Entre 18 e 28 de Fevereiro, o Teatro Carlos Alberto acolhe pela primeira vez duas criações do Teatro dos Aloés: Facas nas Galinhas, de David Harrower, com encenação de José Peixoto e Canção do Vale, de Athol Fugard, encenação de Jorge Silva.

 

Facas nas Galinhas, de 18 a 21 de Fevereiro, é um texto obliquamente político sobre a reconstrução da identidade de um país, como político é o radical trabalho sobre a linguagem operado por David Harrower neste texto. O dramaturgo escocês põe as suas três personagens a falar como se tivessem acabado de aprender… a falar, enquanto olham “demoradamente para o mundo em busca de todos os nomes que ele contém”. Mais do que colocar em movimento um bizarro triângulo de amor e crime, o verdadeiro prodígio de Harrower foi o de levantar um universo – e aqui socorremo-nos de um verso de Seamus Heaney – “em linguagem que ainda sabe esmurrar a linguagem”.

 

Segue-se, de 25 a 28 de Fevereiro, o espectáculo Canção do Vale, um poema dramático para dois actores e três vozes: Abraam, o patriarca intranquilo, a neta Veronica, que tem uma ambição que não cabe nos estreitos limites de uma aldeia, e o Autor que se confronta com as suas próprias apreensões, certamente, sobre aquilo que ficou depois da luta pelo fim do Apartheid.

 

Com duração aproximada de 1h30, as sessões decorrem de quinta-feira a sábado às 21h30 e domingos às 16h00.

09/02/2010