Número verde: 800 108 675

Comunicados

Alkantara Festival

Vamos Sentir Falta de Tudo Aquilo de que Não Precisamos

de Vera Mantero

Para abrir o Alkantara Festival no Porto, o Teatro Nacional de São João apresenta, a 21 de Maio, a estreia nacional de Vamos Sentir Falta de Tudo Aquilo de que Não Precisamos. Com direcção artística de Vera Mantero, que recebeu o Prémio Gulbenkian Arte em 2009, a peça, em cena dias 21 e 22 de Maio, mostra-nos os objectos do mundo que se situam entre o material e o etéreo, entre o real e o sonho.

Vamos Sentir Falta de Tudo Aquilo de que Não Precisamos é um jogo de associações que despoleta várias questões, quase nenhuma com resposta, resultado de muita leitura, visionamentos, reflexões e conversas entre a coreógrafa e os seus convidados, co-interpretes e co-criadores deste espectáculo. O objecto, algo “que se dá a ver” ou que “está lá” para ser visto, é manipulado por alguém e, entre o objecto e quem o manipula, há “uma tensão que empurra as margens das ideias e das sensações até à vibração dos símbolos. Perante estes objectos, as ideias são caminhos para outras ideias e, como em todos os caminhos, há troços que se abrem, se apertam e se bifurcam”, como diz Rita Natálio, colaboradora dramatúrgica do espectáculo. Esta peça fala desses objectos e do “ ‘trocar as voltas’ ao mundo de todos os dias” que nos permite atingir um outro lado das coisas.

O espectáculo, que estreou em Essen e Montpellier em 2009, está finalmente em Portugal e vai em digressão para o grande auditório da Culturgest, em Lisboa, de 7 a 9 de Junho. Com interpretação e co-criação de Christophe Ives, Marcela Levi, Miguel Pereira e Vera Mantero, esta produção de O Rumo do Fumo pode ser vista no TNSJ sexta e sábado às 21h30.

14/05/2010

x