Número verde: 800 108 675

Comunicados

Antígona

de Sófocles

encenação Nuno Carinhas

Estreia já no próximo dia 26 de Março, no Teatro Nacional São João, Antígona, de Sófocles, a primeira tragédia grega encenada por Nuno Carinhas. Produzida pelo TNSJ, Antígona estará em cena de 26 a 28 de Março e de 7 a 23 de Abril.

Antígona não pertence apenas à literatura; é uma obra que afronta nas suas raízes as paixões, as contradições e as dilacerações da existência” (Claudio Magris). Cruzando e dramatizando encontros e desencontros entre as leis dos homens e as leis dos deuses, a peça centra-se num debate político e filosófico, onde se questiona “Que lei divina transgredi? Como posso eu ainda olhar para os deuses?” (Sófocles). Nesta tragédia grega emerge Antígona, a “filha de Deus antes de Deus ser conhecido” que expõe o martírio do seu coração.

A peça é composta por um forte elenco de intérpretes, constituído por Alexandra Gabriel, António Durães, Emília Silvestre, João Castro, Jorge Mota, José Eduardo Silva, Lígia Roque, Maria do Céu Ribeiro, Paulo Freixinho e Pedro Almendra. Com figurinos de Bernardo Monteiro, desenho de luz de Rui Simão, e música de Miguel Pereira, Antígona pode ser vista no Teatro Nacional de São João de quarta a sábado às 21h30 e domingo às 16h.

Paralelamente à apresentação, irão desenvolver-se diversas actividades associadas: a exposição Estados de Guerra, com fotografias de João Pina, de 26 de Março a 24 de Abril; uma leitura encenada da Antígona de António Pedro, com direcção cénica de Nuno M Cardoso, interpretada por actores da casa e alunos do Balleteatro Escola Profissional e da ESMAE (de 13 a 15 e de 21 a 23 de Abril); e ainda um ciclo de conferências Análise ao Fado e ao Sangue comissariado por João Luís Pereira nos dias 15, 16, 22, 23 e 24 de Abril.

A peça de Sófocles vai ainda ser apresentada no Teatro Viriato, em Viseu (29 e 30 de Abril), no Teatro Municipal de Bragança a 8 de Maio e no dia 14 de Maio no Teatro Municipal de Vila Real.

16/03/2010

x