Número verde: 800 108 675

Comunicados

O Deus da Matança

de Yasmina Reza

encenação João Lourenço

O Teatro Carlos Alberto abre as suas portas, de 19 a 28 de Março, para apresentar O Deus da Matança, uma peça de Yasmina Reza encenada por João Lourenço. A produção cabe ao Novo Grupo de Teatro, os responsáveis por trazer de volta o “teatro dos nervos” da dramaturga francesa já conhecida pelo seu Madrugada, Tarde ou Noite, que relata um ano passado na companhia íntima do presidente francês, Nicolas Sarkozy.

“Eu escrevo um teatro de nervos porque são os nervos que nos comandam” diz Yasmina Reza. A peça inicia-se com uma reunião civilizada de dois casais que se encontram para analisar a briga dos filhos e termina numa violenta luta verbal, e não só, entre os quatro adultos. Yasmina Reza compõe personagens que “são pessoas bem-educadas e pretendem manter a compostura. Mas como também são muito impulsivas, não conseguem manter as regras que impuseram a si próprias.”. João Lourenço interessou-se precisamente pelas diferenças entre o ser e o parecer, estando em uníssono com Yasmina Reza quando esta diz que “É precisamente esta luta da pessoa contra si própria que me interessa”.

A peça, que estreou no Teatro Alberto em Junho de 2009, conta com a interpretação de Joana Seixas, Paulo Pires, Sérgio Praia e Sofia de Portugal e pode ser vista no Teatro Carlos Alberto de quarta a sábado às 21h30 e domingo às 16h.

01/03/2010