Número verde: 800 108 675

Comunicados

Dancem!09

Ciclo de dança contemporânea
25 Junho a 12 Julho

Entre 25 de Junho e 12 de Julho, o Teatro Nacional São João e o Teatro Carlos Alberto recebem um intenso programa de dança contemporânea com a apresentação da 6ª edição do ciclo Dancem!. Comissariado por Paulo Ribeiro, Dancem!09 reúne alguns dos mais recentes trabalhos de coreógrafos e companhias com a importância de Alain Platel, Marie Chouinard, Philippe Decouflé, Peeping Tom, Olga Roriz, Paulo Ribeiro e Né Barros.

O ciclo inicia no Teatro Carlos Alberto com a estreia nacional do tríptico Le Jardin, Le Salon e Le Sous Sol da autoria do colectivo belga Peeping Tom. Também no TeCA, a estreia absoluta de Story Case, de Né Barros, viagem exploratória ao encontro de lugares vazios e de pessoas sem história. Ainda neste palco, a apresentação de Solo, autoria e interpretação de Philippe Decouflé, e Orphée et Eurydice, uma obra “poderosa” e “excessiva” concebida pela coreógrafa canadiana Marie Chouinard.

O programa para Teatro Nacional São João inclui o Paraíso e o Inferno de Olga Roriz. Segue-se Sombreros, um espaço cénico animado por sombras e projecção vídeo da autoria de Philippe Decouflé. De Alain Platel e do compositor Fabrizio Cassol chega-nos pitié!, a nova produção baseada na obra de A Paixão Segundo São Mateus de Bach. Por fim, sobe ao palco Maiorca, o espectáculo onde Paulo Ribeiro regressa “à essência que é criar dança à dimensão da música” tomando como ponto de partida os 24 Prelúdios de Chopin.

Sobre a escolha e o alinhamento dos onze espectáculos que integram o ciclo, Paulo Ribeiro esclarece: “a cada coreógrafo estrangeiro está associado um coreógrafo português. Tentamos cruzar contextos, estabelecer um contraponto entre a realidade nacional e internacional”. Para esta edição, o comissário apostou também na circulação dos espectáculos por outros palcos portugueses. Assim, pitié! irá ao Centro Cultural de Belém, nos dias 3 e 4 de Julho, Solo (10 e 11 de Julho) e Orphée et Eurydice (15 e 16 Julho), ao Teatro Viriato, em Viseu.

Finalmente, para as noites de 26 de Junho e 12 de Julho estão agendadas duas festas que prometem outras danças para os espaços do Teatro Carlos Alberto com a presença de vários DJs e VJs convidados.

18/06/2009