Número verde: 800 108 675

Comunicados

Tambores na Noite


No momento em que assume a Direcção Artística do Teatro Nacional São João, Nuno Carinhas regressa ao palco com a encenação de Tambores na Noite de Bertolt Brecht, a primeira obra do dramaturgo alemão produzida pelo Teatro Nacional São João. A estreia está marcada para o próximo dia 20 de Março.

Obra de juventude de Bertolt Brecht, Tambores na Noite foi a segunda peça escrita pelo autor, a primeira a conhecer o palco. Andreas Kragler é um soldado de guerra, feito prisioneiro e enviado para Africa, que regressa a casa após quatro anos de ausência. Kragler adere à Revolução Espartaquista, a cujas fileiras e ideais socialistas acabará, no entanto, por virar costas em favor de um bem mais comezinho, e confortável: a “grande cama, branca e larga”…

Paralelamente a esta apresentação, o TNSJ promove uma série de actividades complementares. No dia da estreia, inaugura, no Salão +ou- Nobre, uma exposição de fotografia, exclusiva para os espectadores, intitulada Ich bin kein Berliner da autoria de João Tuna.

Nuno Carinhas realiza a 31 de Março, entre as 11h e as 13h, uma Masterclass sobre a construção e dramaturgia de Tambores na Noite. Oportunidade para conhecer os passos e métodos utilizados no processo criativo teatral.

Salientamos ainda a realização de uma Oficina de Percussão, intitulada Tambores no Palco, dirigida por António Sérgio, colaborador musical de Tambores na Noite. Dia 10 de Abril (repete dia 20), entre as 11h e as 13h00, os participantes, no palco do TNSJ, experimentam diversos sons e ritmos que ganham a forma de constelações sonoras.

De Bertolt Brecht apresentamos ainda Baal, uma leitura encenada para o mesmo elenco e dirigida por Nuno M Cardoso. Primeira peça do dramaturgo alemão, Baal é um texto “com uma forte componente autobiográfica sobre o velho tema do artista enquanto marginal”. As sessões decorrem à tarde (15h00), de 17 a 24 de Abril.

Após a longa carreira no palco do TNSJ (até dia 26 Abril), Tambores na Noite inicia uma digressão nacional com apresentações agendadas para o mês de Maio no Centro Cultural de Vila Flor, Teatro Aveirense e Teatro Municipal de Portimão.

08/03/2009