Número verde: 800 108 675

Comunicados

A Controvérsia de Valladolid

No próximo dia 7 de fevereiro, o Teatro Carlos Alberto apresenta A Controvérsia de Valladolid, de Jean-Claude Carrière, o espetáculo que assinalou o 40º aniversário d’A Comuna- Teatro de Pesquisa, encenado pelo fundador e diretor da companhia, João Mota.

A Controvérsia de Valladolid restitui-nos um diálogo histórico ficcionado entre o dominicano Frei Bartolomeu de las Casas e o filósofo Juan Gines Sepúlveda, interpretados por Carlos Paulo e Virgílio Castelo, respetivamente.

A disputa, arbitrada pelo cardeal Salvatore Roncieri, ocorreu num mosteiro de Valladolid, corria o ano de 1550, e visava esclarecer a natureza dos índios da América do Sul. Numa altura em que a violência espanhola sobre as populações locais atingia graus inauditos, o litígio salda-se por uma decisão favorável a Bartolomeu de las Casas, defensor dos indígenas e da sua integral dignidade humana, mas os seus efeitos resistem a sair do interior do mosteiro…

O encenador considera este texto como “fundamental e pertinente nos nossos dias pois aborda a noção de ‘outro’ e as múltiplas formas como cada um de nós se posiciona face a esse ‘outro’: o respeito, o conhecimento, a tolerância, o desprezo, a destruição”.

A peça estará em cena de 7 a 10 de fevereiro, de quinta a sábado às 21:30, e domingo às 16:00.

07/02/2013