Comunicados
Em Direção Aos Céus
O Teatro Nacional São João prepara-se para apresentar, de 5 a 8 de dezembro, a mais recente produção da Companhia de Teatro de Almada, o espetáculo Em Direção aos Céus de Ödön Von Horváth, com encenação de Rodrigo Francisco, enquanto o Teatro Municipal de Almada recebe, nas mesmas datas, a peça Ah, os dias felizes de Samuel Beckett, com encenação de Nuno Carinhas.
Em Direção aos Céus, escrita em 1934, instala-se por dentro do mundo do teatro para criar uma metáfora sobre as relações políticas e sociais do seu tempo. Horváth manipula com virtuosismo um ambiente feérico (onde se cruzam um S. Pedro que trafica almas e um Belzebu em plena crise de identidade) para atacar um alvo com séculos de atualidade: denunciar a corrupção e as lutas pelo poder entre as classes dirigentes.
Depois de A Mãe de Brecht (apresentada em fevereiro de 2010 no TNSJ) é com este espetáculo que retomamos o contacto com a Companhia de Teatro de Almada, agora dirigida por Rodrigo Francisco, o encenador que substituiu o insubstituível Joaquim Benite.
No âmbito desta apresentação no Porto, o Teatro Nacional São João, o TEatroensaio e a Companhia de Teatro de Almada apresentam A Última Encenação de Joaquim Benite – Não Basta Dizer “Não”, um documentário de Catarina Neves sobre a última obra do encenador e fundador da Companhia de Teatro de Almada.
Joaquim Benite, rosto de um dos mais importantes projetos de teatro em Portugal, mostrou, por mais de quatro décadas, que a vida do e no teatro existe muito para além dos espaços privilegiados da capital. Um dia a doença fez-lhe o corpo refém, mas resistir foi a única opção a que se permitiu e que o levou até àquela que foi a derradeira encenação - Timão de Atenas, de William Shakespeare. Benite já não assistiu aos últimos ensaios, nem pôde celebrar mais uma vitória de alguém a quem nunca bastou dizer não. Morreu a 5 de dezembro de 2012, vítima de pneumonia.
A Última Encenação de Joaquim Benite – Não Basta Dizer “Não” acompanha esta batalha final pela urgência de agir. Distinguido com o Prémio do Público para Melhor Longa-Metragem Portuguesa no Doclisboa 2013, o documentário será exibido no dia 7 de dezembro, às 16:00, no TNSJ. A entrada é gratuita.
04/12/2013