Comunicados
Quem te porá como fruto nas árvores
a partir de Ruy Belo
direção João Cardoso
O Teatro Carlos Alberto recebe em estreia absoluta Quem te porá como fruto nas árvores, a partir da obra de Ruy Belo, com direção de João Cardoso. Esta coprodução ASSÉDIO e Teatro Nacional São João estará em cena de 16 a 26 de Fevereiro, de quarta a sábado às 21:30 e domingo às 16:00.
Na sequência de outras criações a partir de materiais exteriores ao universo dramático como Doze noturnos em teu nome (2001), com textos de Maria Gabriela Llansol, ou o mais recente O olhar diagonal das coisas (2008), a partir da poesia de Ana Luísa Amaral, a Assedio concebe agora um espetáculo dedicado a Ruy Belo.
Poeta do confronto entre a humanidade e a transcendência, mas também atento desenhador do quotidiano, dos lugares da memória, dos milagres da natureza, e voz aguda da inquietação intelectual e amorosa, Ruy Belo parece-nos merecedor de um objeto que o celebre para lá do reconhecimento académico ou da leitura privada, um objeto que lhe dê forma sensível, que visite os vértices mais inequívocos e os motivos mais procurados na sua poesia.
Com interpretação de João Cardoso, Raquel Rosmaninho, Rosa Quiroga e Rui Spranger, Quem te porá como fruto nas árvores é enriquecido com a dramaturgia de Constança Carvalho Homem, espaço cénico e figurinos de Sissa Afonso, desenho de Luz de Nuno Meira, sonoplastia de Francisco Leal e vídeo de Alberto Plácido.
13/02/2012