Número verde: 800 108 675

Comunicados

Jojo, O Reincidente

O Teatro da Rainha apresenta o espectáculo para a infância, Jojo, o Reincidente, do francês Joseph Danan, com encenação e cenografia de Fernando Mora Ramos e Paulo Calatré. Estará em cena, no palco do TNSJ, de 25 a 29 de Outubro: terça-feira às 15:00, de quarta a sexta às 10:00 e 15:00, e no sábado às 16:00

Jojo, como todas as crianças, faz o seu mundo, fabrica-o, mais que aceitar o mundo que lhe põem à frente – às vezes as crianças só conhecem o mundo que lhe põem à frente e não chegam a desejar construir um seu.

É através da imaginação que Jojo rebela-se contra as regras que lhe são impostas pelo mundo dos adultos, falando através dos objectos mesmo antes de falar por palavras.

Segundo o encenador Fernando Mora Ramos a peça de Joseph Danan é uma viagem pelos direitos e liberdades concretos da infância. Jojo é um inventor que se inventa a si mesmo, se escreve. É nesse afrontar da norma, na reincidência, que a vontade se quebra ou reforça para as provas da vida. A reincidência é esse passo de liberdade que se treina e que, transformando-se em resistência, gera uma visão do mundo e um comportamento através da imaginação que age”.

Joseph Danan (n. 1951) é romancista, ensaísta, dramaturgo e foi director do Instituto de Estudos Teatrais da Universidade Paris-III Sorbonne Nouvelle, onde ensinou dramaturgia contemporânea e dirigiu diversos ateliês de escrita.

Iniciando-se na escrita para adultos, mais recentemente, voltou-se para o público infanto-juvenil, onde se estreou com As Aventuras de Auren, o Pequeno Serial Killer (2003) e prosseguiu com Jojo, o Reincidente (2007) e Dodô – No Rasto do Pássaro do Sono (2010). Obras onde o humor e a crueldade andam de mãos dadas, como se ele nos quisesse dizer que em cada criança vive um poeta e um terrorista.

Estreada em Setembro nas Caldas da Rainha, a cidade nativa da companhia Teatro da Rainha, que já havia apresentado este ano, do mesmo autor, a peça Dodô – No Rasto do Pássaro do Sono.

13/10/2011