Comunicados
Leituras no Mosteiro
Pelo segundo ano consecutivo, o mês de Setembro marca o regresso ao Teatro Nacional São João, da iniciativa Leituras no Mosteiro, este ano com o tema Um Pais por Mês: Um Clássico e um Contemporâneo, cuja programação dedica um mês a um país diferente, apresentando dramaturgia de Portugal, Itália, Grécia e Rússia. A realizar-se de 27 de Setembro a 20 de Dezembro, quinzenalmente às 21:00, no Mosteiro São Bento da Vitória.
Esta iniciativa promovida pelo Centro de Documentação do TNSJ, faz-se desse prazer antigo e afinal sempre novo que é a leitura partilhada em voz alta, mantendo-se fiel à máxima beneditina “A Escritura cresce com aquele que a lê”. Os clássicos e contemporâneos da Europa Meridional e da Rússia, encontram-se nesta 2º edição das Leituras no Mosteiro, que passam a contar com a presença regular de convidados, pessoas que se entregaram ao texto, como investigadores universitários, autores, tradutores, encenadores, actores etc.
A estrear a primeira sessão, no dia 27 de Setembro, encontra-se a dramaturgia contemporânea portuguesa, com peças curtas de Cláudia Lucas Chéu, Daniel Jonas, Jorge Louraço Figueira, Jorge Palinhos, Marta Freitas e Rui Pina Coelho. Segue-se o mês de Outubro, com o tributo a Itália: a leitura de Os Gigantes da Montanha, no dia 11, do siciliano Luigi Pirandello, e os Os Animais Domésticos, dia 25, de Letizia Russo. Dedicado à literatura helénica, o mês de Novembro abre, no dia 8, com o clássico grego Medeia, de Eurípides, e no dia 22, com A Vertigem dos Animais antes do Abate, obra de Dimítris Dimitriádis. Em Dezembro, apresentamos as obras russas: O Inspector, de Nikolai Gógol e No Papel da Vítima, dos Irmãos Presniakov, no dia 6 e 20 de Dezembro, respectivamente.
05/09/2011