Comunicados
Alguém Olhará Por Mim
de Frank McGuinness
encenação Carlos Pimenta
Estreia já a 8 de Abril, no Mosteiro de São Bento da Vitória, Alguém Olhará por Mim, uma peça de Frank McGuinness, com encenação de Carlos Pimenta. Considerado o mais destacado dramaturgo inglês da sua geração, McGuinness escreve inspirado na história de Brian Keenan, um irlandês que esteve quatro anos em cativeiro, partilhando uma cela no Líbano com um repórter da televisão inglesa e três norte-americanos. Apesar de não ter tido qualquer informação sobre o tema, segundo Keenan não faltaram “as pedras-de-toque da verdade emocional” ao dramaturgo.
Em Alguém Olhará por Mim antagonismos pessoais que representam antagonismos políticos são transmitidos pelos reféns condenados a conviverem em cativeiro: um inglês, um irlandês e um norte-americano. Foram dois os motivos que levaram Frank McGuinness a escrever esta peça: a sua mãe, que não o deixou esquecer os reféns do Líbano, e o facto da mãe de John McCarthy ter morrido antes da libertação do filho, não concretizando o seu último desejo de se despedir dele. Depois das últimas temporadas com clássicos de Tchékhov, Ibsen e Molière, o Ensemble – Sociedade de Actores volta às obras contemporâneas e a Frank McGuinness, que, em 2001, apresentou Dama d’Água encenada por Nuno Carinhas.
Este texto de 1992, que recebeu o Prémio de Melhor Peça Estrangeira pela Associação de Críticos de Nova Iorque, será interpretado por Jorge Pinto, Alberto Magassela e Pedro Galiza. Alguém Olhará por Mim estará em cena de 8 a 24 de Abril no Mosteiro de São Bento da Vitória e poderá ser visto de terça a domingo às 21h30.
01/04/2010