Comunicados
So Solo
de e por Clara Andermatt
Para comemorar o Dia Mundial da Dança, o Teatro Nacional de São João recebe, dias 29 e 30 de Abril, So Solo, uma coreografia com direcção e interpretação de Clara Andermatt e desenho de luz de Rui Horta. Esta co-produção da ACCCA, da Culturgest e do TNSJ trata-se de uma estreia da coreógrafa no exigente género solo, vinte anos depois de ter entrado no mundo na dança.
“Quis construir esta peça como uma arena de observação das várias solidões do mundo”. A coreógrafa dança pela primeira vez a solo mas nem o processo criativo foi completamente a sós, uma vez que contou com a ajuda dos encenadores Robert Castle e Alejandra Orozco, para além da parceria com outros criadores. So Solo, que tanto pode significar “tão só”, “então só” ou até “tão a solo”, explora múltiplas solidões e múltiplas figuras. Tiago Bartolomeu Costa, em “De Seu nome, Clara” no Público:Ípsilon, caracteriza o cenário como uma “paisagem agreste”, sublinha o diálogo cúmplice que a luz estabelece com a personagem da intérprete, considera que a música activa um contacto menos explícito, “mais subterrâneo e indutor”, e que os figurinos exploram “as dimensões performáticas do próprio corpo”.
Mais de dez anos depois da co-produção do festivo Dan Dau (PoNTI’99), Clara Andermatt regressa ao TNSJ. So Solo, que representa também o regresso de Andermatt como intérprete depois de, na última década, se ter concentrado no papel de coreógrafa, estreou em Dezembro na Culturgest, em Lisboa, e pode ser visto quinta e sexta-feira às 21h30 no TNSJ.
19/04/2010