Número verde: 800 108 675

Comunicados

Boris Yeltsin estreia no TNSJ

Nos próximos dias 4, 5 e 6 de outubro é apresentada, no palco do Teatro Nacional São João, a peça Boris Yeltsin, com texto de Mickäel de Oliveira. Trata-se de uma coprodução Cão Danado, Colectivo 84 e São Luiz Teatro Municipal, com encenação de Nuno M Cardoso.

Segundo trabalho entre o encenador Nuno M Cardoso e o dramaturgo Mickaël de Oliveira, Boris Yeltsin ensaia uma incursão feita de humor negro e mordaz ironia pelo lado b da vida doméstica, mas também pelo espetáculo da discricionariedade política e suas devastadoras consequências num mundo em que se festeja a falência moral e económica. "Uma parábola sobre a família, a traição e a fatalidade”, diz o encenador.

Neste espetáculo reencontramos o triângulo “clássico” pai-mãe-filho: Agamémnon, ex-dirigente político de um Estado totalitário agora convertido numa democracia liberal; Clitemnestra, mulher que se ocupa de assuntos domésticos e casos extraconjugais; e Orestes, um jovem à procura de identidade própria, (sobre)vivendo entre a ligeireza da mãe e o peso patriarcal do pai. No meio deste triângulo terrivelmente amoroso está Cassandra, uma jovem que o pai conserva encerrada num quarto, que a mãe anseia degolar e a quem o filho deseja levar a “ver o mar”…

Com interpretação de António Durães, Albano Jerónimo, Luísa Cruz e Mafalda Lencastre, e os convidados especiais Nuno M Cardoso (dia4), António Parra (dia5) e Luís Mestre (dia6), Boris Yeltsin vai estar em cena de 4 a 6 de outubro, sexta e sábado às 21:30 e domingo às 16:00. O preço dos bilhetes varia entre 7,50 e os 16 euros.

 

04/10/2013