Número verde: 800 108 675

Notícias

Nuno Cardoso é o novo diretor artístico do Teatro Nacional São João

Nuno Cardoso irá assumir a partir de 1 de Janeiro de 2019 a Direção Artística do Teatro Nacional São João (TNSJ). O ator e encenador sucederá a Nuno Carinhas, que assume o cargo na instituição desde 2009 e cujo mandato termina no final de 2018. O mandato de Nuno Cardoso é válido por três anos, renováveis.

O TNSJ afirma e agradece publicamente o contributo precioso de Nuno Carinhas na prossecução da missão da instituição, inclusivamente num período económica e socialmente crítico. Com o seu trabalho como encenador, manteve o TNSJ num patamar de excelência técnica e artística, distinguindo-se pela divulgação dos grandes repertórios dramáticos, de William Shakespeare a Samuel Beckett, de Gil Vicente a Maria Velho da Costa e Jacinto Lucas Pires. Como programador deste Teatro Nacional, acompanhou e apoiou – através de inúmeras coproduções – o trabalho desenvolvido por dezenas de estruturas e companhias da cidade e do país, e ampliou a atividade do TNSJ para lá do domínio estrito do teatro, programando exposições, colóquios, filmes, oficinas e ações educativas.

 

Percurso de Nuno Cardoso

Com 47 anos, o futuro diretor artístico do TNSJ tem um percurso consolidado no panorama nacional e uma forte ligação à Casa. Diretor artístico do Ao Cabo Teatro desde 2007, foi, sob a direção de Ricardo Pais, coordenador de programação do Teatro Carlos Alberto entre 2003 e 2007, sendo responsável neste período pela encenação de diversas produções do TNSJ. Anteriormente, cofundou o coletivo portuense Visões Úteis, onde se estreou como encenador, e foi diretor artístico do Auditório Nacional Carlos Alberto. Para além do reconhecido trabalho sobre repertórios dramáticos de épocas e tradições diversas, Nuno Cardoso tem também investido em projetos de cariz comunitário, sendo hoje um dos mais destacados criadores cénicos do país.

 

 

02/10/2018

.

Material de Apoio

Documentos

Doumento PDF

Nuno Cardoso - nota biográfica.pdf

Imagens

Teatro Nacional São João
© Tuna/TNSJ

TUNA_TNSJ-edificio-.jpg

fotogr. Teatro Nacional São João © Tuna/TNSJ