Número verde: 800 108 675

Notícias

Novo Conselho de Administração do TNSJ inicia funções

Pedro Sobrado é o novo presidente do Teatro Nacional São João. Sandra Martins e Susana Marques são os outros elementos que integram o novo Conselho de Administração.

Pedro Sobrado é o novo presidente do Conselho de Administração do TNSJ, substituindo Francisca Carneiro Fernandes que ocupava o cargo desde 2009. O novo órgão de gestão do TNSJ é ainda composto pelas vogais Susana Marques, que inicia a sua ligação à instituição, e Sandra Martins, que já integrava o Conselho de Administração que cessou funções.

No TNSJ desde 2000, Pedro Sobrado começou por exercer, aquando do primeiro mandato de Ricardo Pais, as funções de assessor de imprensa. Trabalhava, desde 2006, no departamento de Edições, onde assegurava a coordenação editorial da coleção de textos dramáticos do TNSJ na editora Húmus e de outras publicações, como os “Manuais de Leitura” das produções próprias.

Pedro Sobrado tem também desenvolvido o seu percurso na dramaturgia, apoiando várias produções da Casa, como é o caso de Macbeth, de W. Shakespeare, encenado por Nuno Carinhas (de novo em cena a partir do dia 21 deste mês). Tem ainda colaborado como autor, conferencista e formador com outras instituições, como as Comédias do Minho, o São Luiz Teatro Municipal, o Balleteatro Escola Profissional, entre outras. É professor de literatura dramática na Universidade Lusófona do Porto, onde presentemente assegura funções de codireção da licenciatura em Artes Dramáticas – Formação de Actores.

Susana Marques é gestora cultural, consultora e investigadora. Com um vasto percurso académico, é doutoranda em Economia e Empresa pela Universidade de Santiago de Compostela; mestre em Gestão de Serviços pela Católica Porto Business School; licenciada em Gestão do Património pelo Instituto Politécnico do Porto e formadora certificada nas áreas de Gestão Cultural e Organizações Culturais. Fundou e dirigiu a empresa Setepés, assumindo a coordenação de projetos criativos e culturais. Foi consultora de municípios, centros culturais, teatros e museus e docente no ensino superior universitário, politécnico e artístico. Assumiu, ao longo dos anos, a coordenação de várias publicações de catálogos e livros para o setor cultural e criativo. É membro do grupo estratégico da iniciativa europeia A Soul for Europe desde 2008 e membro do Parlamento Cultural Europeu desde 2009.

Sandra Martins é licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa (Porto) e pós-graduada em Contratação Pública no CEDIPRE – Centro de Estudos de Direito Público e Regulação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Exerceu advocacia como Associada na Sociedade de Advogados Carlos Santos Castro & Associados, entre junho de 1997 e agosto de 2005. Iniciou a sua colaboração no TNSJ em agosto de 2005 como assessora da Direção, tendo sido, em 2007, convidada a integrar os quadros do TNSJ para assessorar o Conselho de Administração. Em novembro de 2014, foi nomeada Vogal do Conselho de Administração do TNSJ, ficando responsável pela Contratação Pública da instituição.

12/02/2018