Número verde: 800 108 675

Notícias

Programa Ciência e Cultura

Ciclo C2 Diálogos Cruzados 

Sessão #2 Ciência e Cultura - Conservação e Restauro: Desafios e oportunidades

Dia 27 de março, às 10:30, na Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo)

 

Numa Europa e num Mundo em permanente mudança, em que se colocam os desafios caraterísticos das sociedades contemporâneas, é imperativo colocar novas questões e estimular novas abordagens no encontrar de respostas, nas mais diversas áreas.

Na atualidade, é fundamental reunir um vasto e expressivo conjunto de saberes e experiências e promover a aproximação de duas dimensões que consideramos complementares: a cultura e a ciência. A aposta na valorização dos portugueses e na criação de um país com mais e melhor conhecimento é essencial ao desenvolvimento humano, individual e coletivo, e à afirmação de Portugal em território nacional e no espaço internacional.

A valorização da nossa identidade, estimula a necessidade de um trabalho interdisciplinar, necessariamente interministerial, e de um projeto construído em permanente diálogo, entre os diversos organismos e agentes, da ciência e da cultura, nomeadamente através da proposta de ações conjuntas que promovam a implementação de práticas e mecanismos de partilha de conhecimento e de cruzamento de experiências com o objetivo de potenciar saber, promover a divulgação e fruição do nosso legado histórico, artístico e cultural, tornando-o acessível e passível de ser apropriado pelos cidadãos, contribuindo assim para uma cidadania mais ativa.

À dimensão científica acrescenta-se a dimensão artística, no modo como se constrói pensamento e conhecimento e nas estratégias que utilizam – espírito crítico, distanciamento, imaginação, criatividade e inovação. As duas dimensões potenciam-se mutuamente na forma de perspetivar a realidade e de lhe dar sentido. 

O diálogo entre ciência, cultura e expressão artística permitirá uma nova abordagem no espírito das investigações e uma variedade de hipóteses de respostas, mais abrangentes pela sua combinação entre caraterísticas aparentemente opostas: racional e emocional, sistemático e imaginário, acentuando assim o seu caráter revisível, aproximado, criativo e crítico.

Para a prossecução destes objetivos promovemos um conjunto de ações, visando criar pontes e elos entre a ciência e a cultura, através de um programa destinado a provocar “mais ciência na cultura” e “mais cultura na ciência”. 

A par do aprofundamento da dinâmica colaborativa no plano da formação e da investigação, tão essencial e profícuo em todas as dimensões e, em especial, para o conhecimento, interpretação e divulgação da cultura e do património nacionais, promovemos um programa baseado nos princípios da responsabilidade social, cultural e patrimonial das instituições académicas e científicas, visando a criação de ligações entre estas e as instituições de cultura, combinando, a promoção de práticas culturais e de práticas científicas.  

O contexto de rede e articulação, num ambiente colaborativo e de co-criação/produção de conhecimento, considerando o tecido económico, social, artístico e cultural envolvente, estimula a criatividade e influencia a formação e a investigação, promove a partilha de recursos, cria oportunidades de mobilidade e de emprego, contribui para promover o papel de novos agentes culturais e a requalificação de outros atores e espaços de mediação com a sociedade.

O ciclo C2 Diálogos Cruzados é composto por sessões de trabalho visando aproximar e fomentar o diálogo e a criatividade entre agentes e instituições culturais e científicas e de ensino superior, envolvendo associações, empresas, e a administração central e local, por forma a explorar possibilidades e estratégias de colaboração, nomeadamente através da construção conjunta de agendas académicas, científicas e culturais.

Consulte o programa em  www.cienciacultura.pt

13/03/2017