Número verde: 800 108 675

Notícias

Lançamento da programação set | dez - 8 de setembro, TeCA

Momento conta com a presença de Miguel Honrado, secretário de estado da Cultura. Sessão termina com uma festa aberta à cidade 

 

Dia 8 de setembro, às 18h00, o Teatro Nacional São João (TNSJ) revela a programação dos primeiros quatro meses da temporada 2016/2017. A apresentação dos projetos que vão ocupar os diferentes espaços geridos pelo TNSJ decorre pela primeira vez no Teatro Carlos Alberto, uma vez que nesse dia será conhecido o resultado final do projeto de intervenção na fachada do TeCA desenvolvido por Martinha Maia e que está em curso neste momento.

A sessão conta com a presença de Miguel Honrado (secretário de estado da Cultura), Francisca Carneiro Fernandes (presidente de Conselho de Administração do TNSJ) e de Nuno Carinhas (diretor artístico da Casa). O momento contempla ainda a intervenção de alguns dos encenadores cujas criações vão estrear-se entre setembro e dezembro no TNSJ, TeCA e Mosteiro de São Bento da Vitória, como José Carretas, Ricardo Alves, Igor Gandra, João Luiz, Jacinto Lucas Pires, André Braga e Lígia Roque.

Após a apresentação da programação, o Dj Vicente será responsável pela animação musical na entrada do TeCA, convidando a cidade a apreciar a criação de arte urbana que passará a estar em evidência na “nova” fachada do teatro. 

Nuvem de energia em homenagem à cultura do Porto

No Dia Mundial do Teatro, o TNSJ lançou uma convocatória com o apoio da PortoLazer (através do Programa de Arte Urbana) para uma intervenção artística na fachada do TeCA, cujo objetivo passa pela valorização do estilo arquitetónico do edifício portuense e da sua atividade teatral. Martinha Maia foi a vencedora, com o projeto Landscape, que pretende realçar a identidade do Porto, tendo como ponto de partida a ideia de uma nuvem de energia. “Este mural é homenagem a todos os que fizeram e fazem parte da cultura desta cidade, que nela imprimiram a sua alma”, refere a artista. 

Martinha Maia nasceu em São Mamede do Coronado, em 1976, e vive e trabalha no Porto. Licenciou-se em Artes Plásticas, em 2000, na ESAD-Caldas da Rainha e tem vindo a participar em inúmeras exposições nacionais e internacionais. A performance, o vídeo, a instalação e o desenho são os seus principais meios de expressão.

 

01/09/2016