Número verde: 800 108 675

Notícias

TNSJ recebeu jovens atores do ISO Theatre para residência artística

.

 

 

 

 

Oito jovens atores de países como Bulgária, Roménia, Israel/Palestina, França, Portugal ou Alemanha estiveram presentes na residência artística que o Teatro Nacional São João acolheu entre os dias 22 e 31 de maio, no Mosteiro de São Bento da Vitória. Os artistas fazem parte da International Super Objective (ISO) Theatre e, durante duas semanas, trabalharam em conjunto com Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ, e Nuno M. Cardoso, sobre Os Últimos Dias da Humanidade, de Karl Kraus, produção da Casa que se estreará em outubro. 

A iniciativa está integrada na União de Teatros da Europa (UTE) – organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu –, com o apoio do Creative Europe Programme of the European Union, sendo que a próxima etapa será uma masterclass em Sofia, na Bulgária, entre os dias 27 e junho e 2 de julho. Em novembro, o Teatro Nacional São João – que integra o Conselho de Administração da UTE – vai receber a Assembleia Geral da entidade, que tem como mote o programa de três anos Zonas de Conflito. 

Importa lembrar que o ISO Theatre foi desenvolvido no contexto da Decentralized Academy da UTE em 2012, com o intuito de criar um coletivo de artistas de teatro que pudessem explorar, no chão e no palco, o que significa ser europeu nos dias de hoje. O ISO Theatre conta já com 17 membros de países como Bulgária, Roménia, Grécia, Portugal, França, Itália, Israel, Alemanha e Polónia. O ator Luís Puto é o representante nacional no coletivo europeu. 

Poderá encontrar mais informações do projeto no seguinte link:

U.T.E. : The ISO Theatre in 2016

 

13/06/2016