Número verde: 800 108 675

Notícias

TNSJ integra novamente o Conselho de Administração da UTE

Teatro Nacional São João é o único representante nacional da rede que reúne as mais influentes entidades teatrais europeias

 

Decorreu este fim de semana em Viena, Áustria, a segunda assembleia-geral anual da União dos Teatros da Europa (UTE), do qual o Teatro Nacional São João (TNSJ) é o único representante nacional, tendo integrado a rede em 2003. Nesta assembleia geral foram eleitos os novos corpos sociais da Associação para o mandato de dois anos que agora se inicia, tendo o TNSJ representado por Francisca Carneiro Fernandes, presidente da instituição –, sido de novo eleito para integrar o órgão máximo da UTE (já havia cumprido mandato para as mesmas funções em 2009-2010 e 2011-2012).

O novo Conselho de Administração da UTE vai ser presidido por Michal Docekal, Diretor Artístico do Teatro Nacional de Praga, República Checa. Para além do Teatro Nacional São João, os outros corpos sociais eleitos foram: Illan Ronen, diretor artístico do Habima em Telavive, Israel e anterior Presidente; Anna Badora, diretora artística do Volkstheater em Viena, Áustria; Sérgio Escobar, diretor-geral do Piccolo Teatro de Milão, Itália; Ludovic Lagarde, diretor artístico do Teatro de Reims, França; Yan Hein, dramaturgo do Schauspiel Estugarda, Alemanha.

O evento, que reuniu os diferentes representantes da UTE, pretendeu fomentar o debate sobre aspetos essenciais para o futuro da rede e do teatro no contexto atual, abordando o programa da UTE, sugerindo novas iniciativas e projetos, além das decisões administrativas que dizem respeito ao normal funcionamento da organização. A assembleia-geral decorreu no Volkstheater Wien, que acolheu o Serbian November, projeto artístico centrado nos problemas da imigração, com enfoque na deslocação dos sérvios para Viena, e que integrou performances, mesas redondas, uma conferência e a exibição de um filme.

 A UTE congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, tendo sido criada em março de 1990 sob o impulso político de Jack Lang, então Ministro da Cultura francês, e a visão de uma “Europa das Artes” que tinha em Giorgio Strehler, encenador italiano que assegurou a sua presidência até 1997, um enérgico defensor. A missão da UTE passa pela promoção da ação cultural comum que transcende as fronteiras de cada país, possibilitando a circulação regular de projetos e criadores, ultrapassando as barreiras linguísticas mas respeitando a identidade e os patrimónios culturais de cada um dos seus membros.

 

17/11/2015