Número verde: 800 108 675

Notícias

Prémios do Design distingue cadernos de programação do TNSJ

.

Para celebrar o Ano do Design Português 2014/2015 – iniciativa conjunta do secretário de Estado da Cultura e do Ministério da Economia e que termina este mês – e com o objetivo de “estimular a qualidade e inovação do design nacional”, foram criados os Prémios de Design Português, os únicos do género em Portugal. A serem atribuídos bienalmente, os prémios estão divididos em três categorias: design de produto, design de comunicação e design de interiores, sendo que cada um deles presta homenagem a uma figura importante do design português contemporâneo.

Joana Monteiro, designer gráfica, recebeu o Prémio Sebastião Rodrigues, em Design de Comunicação, pelos cadernos de programação do Teatro Nacional São João (TNSJ) da temporada 2011-2013, nos quais contou com a colaboração do fotógrafo João Tuna. Segundo o júri do concurso, que analisou 59 candidaturas nesta categoria, os cadernos resultaram em soluções visuais muito eficazes comunicacionalmente, mantendo uma estética contemporânea.

Nesta primeira edição, o Prémio Daciano da Costa, em Design de Produto, foi para Rui Marcelino e Catarina Ferreira, do estúdio Almadesign, pela conceção de painéis de revestimento de interiores para aviões utilizando materiais recicláveis como cortiça ou alumínio. Já Mariano Piçarra arrecadou o Prémio Pádua Ramos, em Design de Interiores, pela exposição 360º Ciência Descoberta na Fundação Calouste Gulbenkian, em 2013. Até 29 de novembro, as obras dos vencedores e dos finalistas dos prémios vão estar em exposição no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

95 projetos para celebrar o Ano do Design

Também este mês foi lançado o livro Portugal By Design, de Jorge Silva, do ateliê Silvadesigners, que pretende fazer um retrato do design nacional através de 95 projetos. Os cadernos de programação do TNSJ de Joana Monteiro foram um dos projetos escolhidos, numa lista onde se incluem nomes como White Studio, Barbara Says, Alva Design Studio, Catarina Sobral, Ivity ou The Royal Studio.

A obra, uma celebração do Ano do Design, ainda relaciona os projetos realizados entre 2007 e 2015 com o contexto em que foram criados e consumidos pelo público, tendo sempre um registo fotográfico. Com uma edição bilingue, o livro coordenado por Jorge Silva vai estar disponível numa aplicação gratuita para smartphones.

 

21/09/2015