Número verde: 800 108 675

Notícias

TNSJ, Serralves e Casa da Música lançam bilhete de visita conjunto

Visita às grandes instituições culturais do Porto

 

Ingresso permite aos turistas visitarem as três instituições por 14,50 euros e pode ser adquirido em qualquer um dos três espaços culturais

 

O Teatro Nacional São João (TNSJ), a Fundação de Serralves e a Fundação Casa da Música lançam, a partir desta semana, um bilhete conjunto que garante a visita às três entidades culturais a um preço mais acessível. Por apenas 14,50 euros – os bilhetes comprados separadamente teriam o valor de 19,50 euros –, os turistas nacionais e internacionais podem conhecer em pormenor as três instituições culturais mais relevantes do Porto, que têm desempenhado um papel preponderante na promoção cultural da cidade e na formação de públicos nas diferentes vertentes artísticas.

 

Apelidado de “Visita às grandes instituições culturais do Porto”, o bilhete pretende fomentar a afluência de visitantes à oferta de cada uma das entidades, dinamizando um circuito que garante a valorização da cidade do Porto e da região Norte enquanto pólo de turismo cultural. O ingresso poderá ser adquirido na bilheteira de cada um dos espaços.

 

Conhecer os bastidores do Teatro Nacional São João

Após a reabilitação da fachada, o Teatro Nacional São João foi recentemente devolvido à cidade em toda a sua magnificência. O edifício, que conta com mais de dois séculos de história, foi a primeira construção de raiz no Porto exclusivamente destinada à apresentação de espetáculos. Desde a sua inauguração, em 1798, o TNSJ passou por diferentes fases e superou um incêndio que haveria por destruir por completo o edifício. Hoje, a obra do arquiteto Marques da Silva pode ser apreciada na plenitude através de visitas guiadas em quatro línguas, que permitem conhecer os bastidores do TNSJ e as muitas das histórias de um palco que aposta no repertório dramático nacional e universal.

 

Serralves como pólo de internacionalização cultural

A Fundação de Serralves é uma instituição cultural localizada na cidade do Porto, em Portugal, que inclui um Museu de Arte Contemporânea (o mais importante em Portugal, instalado num edifício da autoria do arquiteto Álvaro Siza, vencedor do prestigiado prémio Pritzker), uma Casa Art Deco dos anos 1930 e um Parque histórico de 18 hectares, com mais de 200 espécies de plantas, vocacionado para a educação ambiental.

 

A missão de Serralves é estimular o interesse e o conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela Arte Contemporânea, pela Arquitetura, pela Paisagem e por temas críticos para a sociedade e seu futuro, fazendo-o de forma integrada com base num conjunto patrimonial de exceção, no qual se destacam o Museu de Arte Contemporânea e o Parque.

 

Casa da Música: o emblemático edifício de Rem Koolhaas

O edifício projetado pelo holandês Rem Koolhaas é um dos marcos arquitetónicos do Porto, integrado no projeto de renovação urbana da cidade lançado aquando da Porto 2001. É o primeiro equipamento criado em Portugal exclusivamente dedicado à música, seja no domínio da apresentação e fruição pública, seja no campo da formação artística e da criação. Assume-se como uma plataforma cultural aberta a cruzamentos entre a música e outras áreas de criação artística. A visita à Casa da Música permite conhecer pormenores sobre o projeto de arquitetura, as funcionalidades e a programação artística e contempla ainda pontos de atração inesperados, como é o caso dos hot spots, instalações interativas que permitem fazer música.

 

30/03/2015