Número verde: 800 108 675

Notícias

TNSJ renasce depois de obras de restauro

Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura, e Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, marcaram presença no evento

 

A fachada do Teatro Nacional São João (TNSJ) esteve durante cerca de 5 anos oculta por uma tela de proteção e, durante cerca de 13 meses, o edifício emblemático da cidade Invicta sofreu profundas obras de restauro. A fachada está agora à vista de todos e pode ser apreciada em pleno na Praça da Batalha. A cerimónia oficial de apresentação do resultado deste projeto teve início com a exibição de um documentário sobre o restauro do edifício realizado por Paulo Américo. Marcaram também presença Francisca Carneiro Fernandes (TNSJ), Maria de Lurdes Correia Fernandes (Fundação Marques da Silva), António Ponte (Diretor Regional de Cultura do Norte), Rui Moreira (presidente da Câmara Municipal do Porto) e Jorge Barreto Xavier (Secretário de Estado da Cultura).

A intervenção de restauro da fachada do TNSJ foi cofinanciada, em 85 por cento, pelo ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte), integrado no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), e financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (Feder), num investimento total de 960 mil euros. Este projeto resulta dos esforços coordenados do TNSJ com a Sociedade de Reabilitação Urbana, a Comissão de Coordenação da Região Norte, a Câmara Municipal do Porto e a Secretaria de Estado da Cultura. Para o sucesso desta empreitada foi também relevante a colaboração da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Universidade de Aveiro.        

 

16/09/2014