Candidaturas abertas para masterclass com Viktor Bodó

Datas: De 27 a 29 de junho

Candidaturas: Até 13 de junho

Número de vagas: 5

De 27 a 29 de junho, a academia da UTE – União dos Teatros da Europa instala-se no Teatro Nacional São João para uma masterclass ministrada por Viktor Bodó. Nesta formação, o encenador húngaro irá trabalhar as rotinas de ator que tem aperfeiçoado durante a sua carreira, desenvolvendo a criatividade e o jogo teatral, o movimento, o sentido de ritmo, o foco, a resistência e melhorando a sensibilidade musical e a capacidade de improvisação. São 15 os atores que participam na masterclass, sendo que, além das 10 vagas já destinadas a profissionais estrangeiros, existem cinco vagas adicionais prontas a serem ocupadas por atores portugueses. Os interessados em participar na formação podem, até 13 de junho, enviar o seu Curriculum Vitae detalhado (destacando eventuais especializações relacionadas com o setor artístico), acompanhado por uma carta de motivação e uma foto, para m@tnsj.pt.

Sobre Viktor Bodó

Viktor Bodó nasceu em 1978, em Budapeste. Após concluir os estudos em interpretação e direção, trabalhou como ator durante cerca de três anos. A grande oporunidade como diretor surgiu quando trabalhou como diretor permanente no Teatro József Katona, em Budapeste, com a adaptação de O Julgamento de Kafka. Desde 2006, tem feito produções regulares no Schauspielhaus Graz, e, em 2008, fundou a própria companhia de teatro, a Szputnyik Shipping Company. Nos últimos dois anos, Viktor Bodó dirigiu produções aclamadas no Schauspielhaus Graz, com atores do Szputnyik Shipping Company e o ensemble de Graz. Na temporada de 2008/09, Bodó dirigiu A hora que não sabíamos nada uns dos outros, de Peter Handke, produção convidada para o Berliner Theatertreffen, em 2010, e premiada com a “Máscara de Ouro” na categoria de "Melhor Performance Estrangeira", em Moscovo. Bodó recebeu ainda o prémio austríaco de Teatro Nestroy, em 2009, na categoria de "Melhor Diretor".

03/06/2014