Idiotas

Um dos mais aguardados regressos ao palco do Teatro Nacional São João acontece nos próximos dias 11 e 12 de Setembro com a apresentação da última criação da companhia lituana Meno Fortas: Idiotas, de Fiódor Dostoievski, encenação de Eimuntas Nekrosius, que teve estreia mundial no passado mês de Junho, em Itália.

O Idiota, provavelmente o mais universal e humano dos romances de Dostoievski, é um fresco onde se jogam, sem resposta, categorias infinitas: o bem, o belo, o mal, a queda, a razão, até o amor ou o seu contrário. Rogójin ama Nastássia, que ama Míchkin, esse Quixote eslavo, que ama Aglaia ou ama Nastássia ou, talvez sobretudo, ama Rogójin. Através de um enredo curvilíneo e essencial, trazidos pela música obsessiva, omnipresente, marcados pelo inevitável elemento cenográfico (duas portas desmesuradas, suspensas, que marcam o dentro e o fora de tudo e de todos), reaprendemos a viver com estas personagens pulsionais, ignições raras de uma energia contida entre a matéria e o desejo.

Do encenador lituano, o público da cidade do Porto pôde já assistir - em três edições consecutivas do festival PoNTI - à revisitação de Três Irmãs, de Tchekov, em 1997, Macbeth e Othelo, de Shakespeare, em 1999 e 2001, respectivamente. Seguiu-se, em 2003, a residência artística da companhia Meno Fortas com o espectáculo Metai/Estações.

O espectáculo Idiotas, legendado em português, com uma duração aproximada de 5h30 (três intervalos), tem início marcado para as 20h00.

Eimuntas Nekrosius nasceu nos arredores de Vilnius em 1952. Em 1976, enquanto trabalha no Teatro da Juventude de Vilnius, encena o seu primeiro espectáculo. Em seguida parte para Moscovo onde frequenta o curso do Instituto de Arte Lunacharskij, obtendo o respectivo diploma em 1978. Nesse mesmo ano, regressa à capital lituana e torna-se director do Teatro da Juventude. De 1979 a 1980 trabalha no Teatro Dramático de Kaunas. Entre 1991 e 1999 dirige o LIFE Festival de Vilnius e é, desde 1998, o director do teatro Meno Fortas (“A Força da Arte”). Com mais de duas dezenas de espectáculos encenados, Nekrosius tem vindo a acumular vários prémios à sua carreira, entre os principais destacam-se: o prémio da União dos Teatros Lituânios para o melhor encenador (1994 e 2003); o prémio para as Novas Realidades Teatrais Europeias, atribuído pela União dos Teatros da Europa e pelo festival Taormina Arte (1994); Prémio UBU para o melhor espectáculo estrangeiro apresentado em Itália (1997); o “Golden Mask” (Rússia) na categoria de melhor encenador estrangeiro (1997, 1999 e 2004); o prémio para o melhor espectáculo estrangeiro, atribuído pela Associação de Críticos de Itália (2007).

01/09/2009